São João da Boa Vista
MIN. 15 º C | MAX. 25 ºC
25/05/2016 | 00:00

Grupo folclórico português vem a São João neste dia 11

Jornal O Município | O Município

Como parte das comemorações ao Dia Mundial da Língua Portuguesa, comemorado em 10 de junho, este ano, dia 11 próximo, às 20h, o sanjoanense Grupo Andorinhas traz a São João, no Theatro Municipal, o Grupo Folclórico "Casa Ilha da Madeira", de São Paulo.

"Será uma apresentação portuguesa de alto nível, potencializando o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades e dos Países de Língua Portuguesa", informa Orlando Jorge Reis da Silva, presidente do Grupo Andorinhas.

O ingresso, de acordo com ele, será 1kg alimento não perecível ou 1 unidade de produtos de limpeza ou 1 unidade produto higiene pessoal, "que será revertido para a CAMID (Casa de Apoio ao Menor Irmã Dulce)", registra o presidente.

O Grupo Andorinhas de São João promove, há mais de 20 anos, ações de exposições e espetáculos das Comunidades e dos Países de Língua Portuguesa. Exemplo foi a mostra ocorrida no Museu Histórico Pedagógico "Dr Armando de Salles Oliveira", em 2008, com 27 fotos, folders, bandeiras e símbolos de duas cidades que levam o mesmo nome: São João da Boa Vista/Portugal e São João da Boa Vista/Brasil.

FOLCLÓRICO

Dois entusiastas pelo folclore da Madeira - Senhor Jaime de Nóbrega e o Sr. João da Cruz - tomaram cada um a iniciativa de formar um Grupo Folclórico, reunindo jovens madeirenses dispostos a dançar e se apresentar em público. O interessante é que essa iniciativa, tomada em paralelo por estes senhores, resultou num encontro entre os dois grupos, que dessa forma pôde contar com oito casais de dançarinos.

Ensaiados pelo Sr. João da Cruz, que tocava, cantava e fazia a coreografia, utilizando-se da sua própria casa, o Grupo apresentava-se em quermesses, festas e em programas de Rádio e TV dirigidos à colônia portuguesa. Numa dessas apresentações, no parque Ibirapuera, o Grupo foi premiado, valendo-lhe um reconhecimento público.

Com a projeção do Grupo Folclórico, tornou-se premente a necessidade de um local próprio para os ensaios e guarda dos instrumentos e roupas para as apresentações. Foi assim que em outubro de 1967, por iniciativa do Sr. Jaime de Nóbrega e do Sr. João da Cruz, apoiados por amigos tais como o Marcelinho, o Baratinha e o Teodoro, fundaram a Sociedade Amigos Casa da Madeira.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2020 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.