São João da Boa Vista
MIN. 20 º C | MAX. 30 ºC
06/02/2017 | 08:53

Governo recomenda vacina contra febre amarela

Guia São João | Jornalismo

Das 42 cidades da região de cobertura da EPTV Central, apenas dez não estão na lista do Ministério da Saúde das áreas com recomendação da vacina contra a febre amarela. Em São Carlos (SP), a Secretária Municipal de Saúde confirmou um caso importado da doença. Já em Américo de Brasiliense, uma idosa de 67 anos, morreu no dia 3 de janeiro. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, trata-se de um caso autóctone, tendo a doença sido contraída no próprio estado.

Desde que os casos de febre amarela começaram a aumentar, a busca por imunização foi constante. Por isso, o Ministério da Saúde divulgou uma lista com os locais em que a população deve se imunizar.

Na região central do estado, estão na lista as seguintes cidades: Aguaí; Águas da Prata; Américo Brasiliense; Araraquara; Boa Esperança do Sul; Brotas; Caconde; Casa Branca; Descalvado; Divinolândia; Dourado; Gavião Peixoto; Ibaté; Itobi; Matão.

Também recomendam a vacinação nestes municípios: Mococa; Motuca; Nova Europa; Porto Ferreira; Ribeirão Bonito; Rincão; Santa Cruz das Palmeiras; Santa Lúcia; Santa Rita do Passa Quatro; São Carlos; São João da Boa Vista; São José do Rio Pardo; São Sebastião da Grama; Tambaú; Tapiratiba; Trabiju e Vargem Grande do Sul.

 Ações
Na cidade de Araraquara foi realizado um mutirão na zona rural, aplicando a vacina casa a casa. Em Américo Brasiliense, as equipes da vigilância epidemiológica intensificaram o trabalho de vacinação contra a febre amarela.

Já em São Carlos, a vacina está em falta em algumas unidades de saúde e a administração informou que já foi feito um novo pedido, mas não há previsão de quando uma nova remessa. Veja onde se vacinar.

Os moradores de Santa Gertrudes estão dormindo na frente da unidade de saúde em busca de imunização, entretanto o município não está na “lista de risco” divulgada pelo governo e não há casos suspeitos registrados na cidade.

 

Imunização
De acordo com a Secretaria de Saúde Estadual, a recomendação para os moradores dos demais municípios da região de São Carlos segue a mesma: só deve tomar a vacina quem pretende visitar áreas de risco.
Os municípios que não estão na lista de recomendação elaborada pelo governo federal são: Analândia; Araras; Conchal; Corumbataí; Itirapina; Leme; Pirassununga; Rio Claro; Santa Cruz da Conceição e Santa Gertrudes.
 

Vacina
A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses, idosos acima dos 60, gestantes, mulheres que amamentam, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas.

No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que a vacina contra a febre amarela seja tomada duas vezes. Para crianças, uma dose aos 9 meses e outra, aos 4 anos. Para adultos, o intervalo entre as duas doses deve ser de 10 anos.

Quem for viajar para outro país, vale a regra da Organização Mundial da Saúde, que mudou há pouco tempo e agora só exige uma única dose pela vida toda.

Cuidados
O G1 conversou com especialistas para entender qual é o tamanho da epidemia e quem precisa correr para se prevenir. As perguntas e respostas sobre a doença estão na página do Bem Estar

Fonte: Globo.com

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2018 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.