São João da Boa Vista
MIN. 16 º C | MAX. 26 ºC
04/06/2016 | 00:00

Festividades de Santo Antônio começaram e atraem devotos

Jornal O Município | O Município

Dia 13 de junho é a data em que se comemora o Dia de Santo Antônio, mais conhecido como o Santo Casamenteiro ou o Santo dos pobres.

Em São João, as festividades em louvor a ele começaram nesta quarta, dia 1º, com início da trezena e prosseguirá diariamente, com a celebração da missa, ladainha e bênção aos fiéis, às 19h30, na Paróquia de Santo Antônio, à Av. Dr. Luiz Gambeta Sarmento, nº 305.

A capela de Santo Antônio também completa, em 2016, 100 anos de fundação.

PROGRAMAÇÃO

Como já mencionado, de 1º a 13 de junho, às 19h30, haverá missa e ladainha com a bênção da relíquia de Santo Antônio.

No dia 12 de junho, Dia dos Namorados, terá a bênção especial aos casais e famílias, na missa das 19h, com posterior levantamento da Bandeira com beija fitas do Santo Antônio.

Ainda no dia 12, a noite termina num recital, às 20h30, com músicos da própria Paróquia, cujo repertório é clássico.

No dia 13, Dia de Santo Antônio, acontecem missas em 5 horários diferentes, como consta no boxe ao lado.

Terá quermesse de 2 a 5 e de 9 a 13 de junho, com leilão de prendas, venda de rifas, correio elegante e pratos como frango assado, churrasco, quibe na chapa, lanche de pernil, caldos quentes, pizza, doces variados, cachorro-quente, entre outros.

A música ao vivo fica por conta das duplas Guilherme e Alexandre e Liberali e Alessandro, uma em cada final de semana da quermesse.

BOLO DE SANTO ANTÔNIO

O tradicional bolo, que a paróquia, há mais de 20 anos, vende em pedaços aos devotos, será oferecido no último final de semana.

O valor do pedaço é R$ 3,00 e para confeccioná-lo, os voluntários se utilizam de ingredientes doados pela população local.

São ovos, leite, farinha de trigo, leite condensado, açúcar, doce de leite, amido de milho, goiaba, pêssego, enfim, tudo o que servir tanto para a massa como para o recheio e cobertura é bem-vindo.

Se você se interessou em doar, basta entrar em contato pelos telefones (19) 3622-3183 ou 99746-6467.

SANTO CASAMENTEIRO

Segundo a Confederação Nacional do Bispos do Brasil, CNBB, Santo Antônio é um dos santos mais populares do país, senão o mais popular depois de Nossa Senhora Aparecida.

Seu nome de batismo era Fernando Bulhões, mas adotou o nome Antônio ao entrar para a ordem dos franciscanos.

Apesar da origem portuguesa, viveu grande parte da sua vida em Pádua, na Itália e, mesmo que em seus sermões não conste nada específico sobre casamentos, Santo Antônio ficou conhecido como o santo casamenteiro devido à ajuda que dava às moças humildes para conseguirem um dote e um enxoval para o matrimônio.

Missas no dia 13

Às 6h30 - pelas Famílias e Conselho Pastoral;

Às 8h00 - pelos devotos;

Às 12h00 - pelos trabalhadores;

Às 15h00 - pelos enfermos;

Às 19h00 - pelos devotos de Santo Antônio, com a procissão luminosa.

Em todas elas, haverá bênção e distribuição do Pão da Caridade, bênção dos lírios e bênção com as relíquias de Santo Antônio.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...












Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2020 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.