São João da Boa Vista
MIN. 17 º C | MAX. 29 ºC
23/07/2019 | 15:55

Festival Assad começa nesta quarta-feira

Gazeta de São João | Jornalismo

O Festival Assad, maior evento de música instrumental da região, que homenageia a família Assad, tem início nesta quarta-feira, dia 24, e segue até o domingo, 28 de julho. 

O evento é totalmente gratuito e faz parte do calendário oficial daqueles que apreciam o melhor da música instrumental, agregando ainda, oficinas e master classes.


O show de abertura será com Clarice Assad, Carolina Assad e grupo no dia 24, às 20h30, no Theatro Municipal 

Clarice Assad é compositora, pianista e cantora. Com um repertório em contínua expansão, suas obras são procuradas por músicos, no mundo clássico e do jazz. 
Carolina Assad é descrita pelos críticos como “dona de uma voz linda, de veludo...”. Carioca de 37 anos, a artista vem ganhando espaço na arena da música popular brasileira com seu irresistível timbre, apurada sensibilidade e personalidade intimista. 

QUINTA-FEIRA

No dia 25,quinta-feira, às 20h30, Iroko Trio faz o show do Festival Assad no Theatro Municipal com sua sonoridade versátil e contemporânea. O trio  apresenta estilos entre obras autorais, comissionadas ou emblemáticas do repertório clássico latino-americano. É formado por Carla Rincón no violino, Elodie Bouny no violão e Marcelo Caldi na sanfona

SEXTA-FEIRA

Nasexta-feira, dia 26, sobe ao palco o Trio in Uno. Este grupo, cheio de energia e talento, se destaca por sua sonoridade única e grande cumplicidade musical. Ao combinar o sabor e a espontaneidade da música popular com a expressividade da música clássica, eles arranjam e interpretam a música de grandes compositores brasileiros como Egberto Gismonti, Sergio Assad, Hermeto Pascoal, Marco Pereira e Radamés Gnattali.

Fruto da amizade entre os brasileiros Pablo Schinke (violoncelo) e José Ferreira (violão de 7 cordas) e a italiana Giulia Tamanini (saxofones), o Trio in Uno se formou em Paris em 2014.

O show está previsto para iniciar às 20h30, no Theatro Municipal.

SÁBADO- 2 SHOWS

Já nosábado, dia 27, o Festival Assad começa mais cedo, às 17h00, no Fonteatro Emilio Caslini, na Praça Joaquim José, com a apresentação de Izaías e seus Chorões. O grupo de choro tem mais de 40 anos de trajetória, é o mais antigo em atividade, e foi criado para rememorar este tradicional ritmo da música popular brasileira, de modo a preservar sua memória e lirismo.

Também nosábado, às 20h30, no palco do Theatro Municipal está previsto o show da Banda Mantiqueira. São integrantes da BANDA MANTIQUEIRA, os seguintes músicos: Nailor Azevedo (Proveta) – sax alto e clarinete; Ubaldo Versolato – sax barítono, flauta e píccolo; Josué dos Santos – sax tenor e flauta; Vinicius Dorin – sax tenor, soprano e flauta; François de Lima – trombone de válvulas; Valdir Ferreira – trombone de vara; Nahor Gomes, Walmir Gil e Odésio Jericó – trompete e flugelhorn; Jarbas Barbosa – guitarra elétrica; Edson José Alves – contrabaixo elétrico; Celso de Almeida – bateria; Fred Prince e Cléber Almeida – percussão. 

DOMINGO

No domingo, dia 28, o Festival Assad tem três atrações. No Theatro Municipal, às 11h00, o público confere o Show Infantil Badi Assad – Cantos de Casa.

No final da tarde, às 18h00, no Theatro Municipal, a apresentação será do Trio Opus 12.

E às 20h30, o Festival Assad recebe a Orquestra Mundana Refugi. São 21 músicos de muitas culturas que produzem música, diversidade, respeito às diferenças num diálogo musical verdadeiro, democrático e criativo.

O espetáculo será com o tema do novo CD, o CARAVANA REFUGI, que homenageia muitas culturas e alguns artistas, dentre eles, Chico Buarque e Milton Nascimento.

OFICINAS GRATUITAS

Um grande diferencial do Festival Assad é a oportunidade que o evento traz dos interessados participarem de oficinas e Master Classes podendo aprender com grandes nomes do circuito de música instrumental.

Na quinta-feira, dia 25, a Master Class será ministrada por Paulo Porto Alegre..

Nasexta-feira, dia 26, serão realizadas três atividades. Duas Master Class simultâneas, das 14h às 18h00: uma com Elodie Bouny e a outra dirigida por Paulo Porto Alegre. Neste mesmo dia haverá ainda a Oficina de Violino e Acordeon com Músicos do Iroko Trio.

Nosábado, dia 27, o Trio in Uno irá ministrar a Oficina de Violão, Sopro e Violoncelo, e haverá ainda o Master Class de José Ferreira, das 14h às 18h. Disponível 30 vagas; e das 15 às 17h00 será realizada a Oficina de Sopro com Músicos da Banda Mantiqueira

Fonte: Gazeta de São João

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2019 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.