02/05/2022 | 07:00

Estudantes da Unifeob desenvolvem farmácia viva

Guia São João | Jornalismo

Estudantes do curso de farmácia da Unifeob estão desenvolvendo o projeto Farmácia Viva.

A atividade faz parte do projeto integrado deste semestre que envolve implantação e condução na produção de culturas agrícolas consideradas como Plantas Medicinais.

O Projeto Farmácia Viva tem como ideia principal ser um programa de assistência social farmacêutica baseado no emprego científico de plantas medicinais, além de produtos derivados delas e desenvolvidos no Brasil.

Divididos em grupos, os estudantes trabalham desde o planejamento, condução das atividades e elaboração do produto final. Para a docente responsável Talita Antonia da Silveira, a Farmácia Viva tem como objetivo sensibilizar e despertar nos estudantes a importância dessa prática do uso correto das plantas medicinais pelas civilizações ao longo dos anos em diversos países.

Para isso, ao longo da atividade eles deverão verificar os parâmetros da semeadura e fenologia das plantas medicinais, realizar o levantamento teórico, analisar conceitos gerais em farmacobotânica e farmacognosia. Para que seja produzido uma droga à base de vegetais é necessário que parâmetros como plantio, colheita, estabilização, secagem e armazenamento de plantas medicinais sejam feitos com extremo rigor para garantir um melhor produto final.

Com o auxílio dos estudantes do curso de Engenharia Agronômica, os participantes montaram um canteiro na Fazenda Escola, composto por cinco plantas: Hortelã, Sálvia, Melissa, Orégano e Lavanda.  

Ainda de acordo com a professora, esta é a primeira vez que este projeto é implementado na Unifeob. “Estamos muito animados com a farmácia viva, e com a oportunidade de agregar ao ensino desses estudante uma experiência diferenciada como futuros profissionais. Os acadêmicos estão muito contentes com esse projeto que vem sendo desafiador, já que o cuidado de todo o canteiro está sendo feito por eles e com o apoio do curso de Engenharia Agronômica”, ressaltou Talita. 

Segundo Gustavo Elias Arten Isaac, coordenador do curso “as aulas de farmácia da Unifeob, estruturadas em metodologias ativas de aprendizagem e projetos integradores, proporcionam ao estudante o desenvolvimento profissional com desafios práticos reais em sintonia com as expectativas e necessidades do mercado profissional, além de desenvolver competências empreendedoras e de autonomia profissional”.

Fonte: Unifeob

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...












Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2022 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.