Chamada de SOS Educação, a iniciativa já pode ser seguida no Instagram e no Youtube
Os estudantes de Pedagogia da Unifeob estão produzindo conteúdo de apoio para diversas matérias escolares. Todo o material está disponível gratuitamente no Instagram e no Youtube. “A gente resolveu divulgar nessas plataformas por serem as mais populares. Crianças e adolescentes passam muito tempo em redes sociais”, explica a estudante Júlia Pacheco, idealizadora do projeto. “A gente tenta deixar tudo o mais didático possível, não só para o público infantil, mas também para estudantes do ensino fundamental II e ensino médio”.
Durante o estágio, no começo da pandemia, Júlia constatou que a maior dificuldade dos alunos da escola onde trabalhava era estudarem sozinhos, sem auxílio dos parentes. “Muitos pais trabalham o dia todo, são analfabetos ou não terminaram os estudos. Nosso objetivo é não deixar ninguém para trás e, quando tudo voltar ao normal, que tenham conseguido aprender. A gente aborda diversos assuntos, como Guerra Fria, Sistema Solar e reciclagem, por exemplo”.
Clique aqui para conhecer o perfil SOS Educação no Instagram (@soseducacao.unifeob)
Clique aqui para conhecer o canal SOS Educação no Youtube
O nome SOS Educação foi ideia do estudante Eduardo Cavareto, colega de Júlia responsável pela edição dinâmica do conteúdo. “Nossos vídeos funcionam como um suporte, por serem curtos e contarem com recursos interessantes”, afirma. “Nós pretendemos que os jovens, ao verem as publicações, assistam por completo e absorvam o conteúdo. Que percebam que é uma forma diferente de ensinar e fiquem à vontade para rever quantas vezes precisarem”.
“Isso mostra o protagonismo do estudante do curso de Pedagogia da Unifeob”, diz a coordenadora Patrícia Furlanetto
Docentes também se envolveram com o SOS Educação. Eles criam conteúdo e ajudam na revisão de assuntos específicos. “Os estudantes propuseram esse projeto de forma independente, autônoma, a partir do desenvolvimento das atividades integradas com que estavam trabalhando ao longo do semestre”, conta a coordenadora Patrícia Furlanetto. “Isso mostra o protagonismo do estudante do curso de Pedagogia da Unifeob”.
O primeiro vídeo foi publicado no Instagram em 15 de junho, uma apresentação dos estudantes envolvidos na ação. Atualmente, o SOS Educação também envia conteúdo por WhatsApp e tem a intenção de expandir para o Facebook e outras redes. “Até no TikTok temos um perfil. Nós vamos aonde os jovens e pais vão, nosso objetivo é ajudar”, conclui Eduardo.
Agradecimentos de Júlia Pacheco
“Gostaria muito de agradecer a quem ajuda no SOS Educação. Cada aluno, professor e, especialmente, aos integrantes do projeto.
- Eduardo Cavaretto
- Gabriela Gobbo
- Larissa Chaves
- Gabriela Russi
- Débora Alves
- Graziele Silva
- Ellen Cândido
- Bruna Melo
- Stephanie Souza
- Ana Lígia Donda
- Suelen Faria
- Paula Cruz
- Aline Vital
- Vic Richter
- Bianca Gomes
- Anna Laura Souza
- Kaio Godoy
Temos também a nossa coordenadora Patrícia Furlanetto e a professora Eliane Fernandes. E fica aberto para os atuais e futuros estudantes de Pedagogia da Unifeob; sempre terá um espaço para novos integrantes no SOS Educação!”