São João da Boa Vista
MIN. 18 º C | MAX. 29 ºC
28/03/2019 | 09:00

Espetáculo "Noturno em Mi Menor" é destaque na Estação das Artes

Guia São João | Jornalismo

Mais um espetáculo gratuito está agendado para o Teatro da Estação das Artes, em São João da Boa Vista. No próximo domingo, 31 de março, às 18h, o público está convidado a assistir à peça “Noturno em Mi Menor”, com a interpretação da SubverCia, de Araraquara.  

Segundo o Departamento Municipal de Cultura, a apresentação faz parte de um projeto aprovado pelo Proac (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. 

Formada pelos artistas Eleonora Ducerisier, Tiago Rosin e Wilton Vital, SubverCia é uma companhia voltada para a pesquisa teatral e física, além de buscar apresentar temáticas de importância social.

“Noturno em Mi Menor” é um exemplo. A peça, dirigida pela dramaturga Eleonora Ducerisier, destaca o conflito familiar entre uma mulher transexual, Daphne, que é o pai biológico de Liza. 

O espetáculo mostra um hospital onde se encontra a transexual nos últimos dias de vida, após ter sido diagnosticada soropositivo. Ela aparece acompanhada de sua filha, que não aceita o fato de o pai não se encaixar no modelo heteronormativo. 

O conflito entre as personagens expõe a dificuldade de aceitação e acolhimento à população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros), a marginalização, além da solidão e preconceito enfrentados dentro do núcleo familiar. 

De acordo com o projeto aprovado pelo Proac, a apresentação da obra em municípios selecionados pelo 2º Chamamento Público do Programa +Orgulho LGBT 2018 reforça ações orientadas ao público-alvo, bem como reafirmar laços culturais de formação de público e democratização de espaços para fomento da inclusão. 

A concepção dramatúrgica teve como referência a trajetória de vida da dramaturga Eleonora Ducerisier, que cresceu numa família heterogênea e, ao final da década de 1980, viu os amigos mais próximos de seu núcleo familiar serem abandonados por suas famílias após terem sido vitimados pelo HIV. 

Oficina 

Um dia antes do espetáculo teatral, no sábado, dia 30, das 18h às 20h, o grupo SubverCia realiza uma oficina com duas horas de duração voltada ao corpo do ator para encenação. 

Podem participar pessoas que já tenham ou não alguma experiência no ramo teatral. Os ensinamentos acontecem na Sala Múltiplo Uso/Ensaios da Estação das Artes. 

São 30 vagas para interessados com idades a partir dos 16 anos. O cronograma conta técnicas de preparação corporal para palco, por meio de metodologias do bailarino e coreógrafo brasileiro Klauss Vianna.  

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (19) 3631-0313 ou diretamente no Departamento de Cultura, localizado à Praça Rui Barbosa, 41- Largo da Estação

Fonte: Prefeitura Municipal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2019 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.