São João da Boa Vista
MIN. 20 º C | MAX. 30 ºC
05/04/2018 | 10:00

Escola de Música oferece cursos gratuitos para 280 alunos

Guia São João | Jornalismo

Toda quarta-feira, a estudante Samantha Barbosa, 7, sai do Jardim Yolanda, para fazer aulas de violão na Escola Municipal de Iniciação Musical Geraldo Filme. 

Acompanhada da mãe, Marta Barbosa, 39, a menina não mede esforços para aprender o instrumento preferido. “Eu gosto de música porque é legal”, responde timidamente.

Assídua aos estudos musicais, ela faz parte de um grupo composto por 280 alunos, que estão matriculados em cursos gratuitos de música oferecidos pela Prefeitura de São João da Boa Vista. 

As aulas de violão ocorrem numa sala localizada no subsolo do Theatro Municipal, enquanto que os demais cursos são ofertados no Centro Livre de Arte e Cultura. 

Assista:

 

A estrutura engloba aulas piano, percussão (bateria), sopro (saxofone, trompete, trombone, flauta transversal), violão, viola, violoncelo e violino, mais viola caipira. Para frequentá-los, não importa a idade, somente é necessário que os interessados tenham vontade de aprender. 

As inscrições podem ser feitas no Departamento de Cultura, situado à Praça Rui Barbosa, 41 – Largo da Estação. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. 

“Estamos tendo uma procura muito grande de pessoas de diversas idades. No momento, a maioria dos cursos não tem vaga. Mas, tem sido feita uma lista de espera com muito critério em exigir que a pessoa inscrita participe das aulas. Ela não participando, é desligada sendo chamado o próximo interessado”, explica o diretor municipal de Cultura, Hélio Corrêa Fonseca Filho. 

Após ser chamado para frequentar as aulas, o aluno tem um prazo de dois anos de aprendizado. No curso de piano, coordenado pela professora Christiane Caslini, por exemplo, a turma tem 40 alunos. 

Entre eles, está a decoradora Carolina Rabello, 24, que se encantou pelos acordes do instrumento. Já faz seis meses que ela se dedica por um motivo bem especial. 

“O meu objetivo é tocar na igreja, porque eu tenho uma banda e canto. Então, gostaria de aprender”, reforça. 

Saxofone, trombone, trompete, flauta. Há mais de 20 anos na área, o professor multi-instrumentista Henrique Borges exerce a função de ensinar aulas de sopro na escola de música da Prefeitura.  

“A satisfação é fantástica. Eu tenho alunos que já são formados. Não são todos que seguem a carreira de músico, mas aqui eles recebem conhecimento musical para o resto da vida”, completa. 

Pelos lados da percussão, a procura também é grande. Aprender bateria é o foco dos alunos. Experiente na área, o professor Henrique Mérida destaca que, hoje em dia, o aluno tem mais facilidade em aprender devido ao conteúdo oferecido. 

“Tem aqui uma estrutura legal com instrumentos, a gente fazendo o melhor e material atualizado. Isso é importante. Eles aprendem a tocar pandeiro, bateria e um pouco da história dos ritmos brasileiros”, destaca.  

Um dos incentivos da Prefeitura aos estudantes é a chance de apresentação no Theatro Municipal, sempre na programação de Natal, elaborada pelo Departamento de Cultura. 

Desta forma, alunos de todos os cursos sobem ao palco do centenário patrimônio histórico e cultural sanjoanense para mostrar o talento no instrumento escolhido. 

“ Eles gostam muito. Eu acho que uma apresentação dessa vale mais do que dois meses de aulas. Estar num palco como a gente tem aqui, em São João, é uma experiência única”, finaliza José Albino, um dos professores de violão. 

Fonte: Prefeitura Municipal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2018 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.