São João da Boa Vista
MIN. 18 º C | MAX. 22 ºC
17/10/2020 | 08:54

Em Vg. G. Sul: Abastecimento de água entra no alerta vermelho

Guia São João | Jornalismo

Alerta vermelho sempre significa riscos extremos e a Gazeta, ao usar este termo quer levar ao conhecimento da população a crítica situação que se encontra o abastecimento de água no município, caso não haja chuva abundante nos próximos dez a quinze dias. Neste sábado, dia 10 de outubro, deve chegar a um metro ou um pouco mais, o tanto que baixou o nível da água junto à Represa Eduíno Sbardellini, que abastece Vargem Grande do Sul.


Próximo à captação, já estão se formando bancos de areia e se o volume baixar na mesma proporção de três a cinco centímetros por dia, pode-se chegar ao extremo das bombas não poderem mais captar a água da represa, o que levaria ao colapso o abastecimento da população.
O mês de setembro é considerado o início da estação chuvosa na Região Sudeste, mas houve poucas chuvas no mês passado e o calor aumentou muito este ano, crescendo também o consumo de água no município.

A situação começou a ficar crítica e no dia 25 de setembro o prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) decretou “Estado de Alerta de Desabastecimento de Água”, que entrou em vigor na segunda-feira, dia 28, vigorando pelo período de até 60 dias.


Klabin Dei Romero, superintendente do Serviço de Água e Esgoto (SAE) mostrou-se preocupadíssimo com a situação na entrevista que concedeu ao jornal, mas estava confiante que pudesse chover neste final de semana. “Se não chover, vamos ter de tomar uma medida mais drástica com relação ao racionamento que hoje está funcionando das 8h às 14h”, afirmou ao jornal Gazeta de Vargem Grande. Explicou que para preservar um pouco mais de água na represa e atender a população caso as chuvas não ocorram, o racionamento deverá ser feito no mínimo por 12 horas

Fonte: Gazeta de Vargem Grande

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...












Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2020 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.