São João da Boa Vista
MIN. 18 º C | MAX. 29 ºC
09/04/2019 | 09:04

Em Mogi Mirim: Fatec abre inscrições para Olimpíada de Robótica

Gazeta de São João | Jornalismo

As inscrições para a primeira Olimpíada Regional de Robótica da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Mogi Mirim, exclusivamente online,vão até 25 de abril.

As provas serão realizadas em equipes. Cada participante deverá doar um quilo de alimento não-perecível no dia do evento, programado para 25 de maio, das 8 às 13 horas.  

 A competição tem como objetivo estimular o interesse pela robótica entre estudantes dos Ensinos Médio, Técnico, Profissionalizante e Superior , além de incentivar a criação de projetos multidisciplinares e promover o entrosamento entre os competidores.

Cada equipe inscrita precisa pesquisar, projetar, construir e programar seus próprios robôs usando kits de robótica, placas e componentes eletrônicos. Todos os robôs devem ser móveis e autônomos (capazes de navegar pelo ambiente sem interferência humana), não sendo permitida a alimentação de energia por meio de cabos.

Segundo o professor do curso de Mecatrônica Industrial da Fatec Mogi Mirim, Eliandro Rezende da Silva, a criação do robô deve contar com o apoio de um educador.

“A dica para quem deseja participar da olimpíada é buscar um orientador para ter informações quanto ao uso da plataforma Arduíno, de forma que que a ferramenta possa ser usada com sucesso", explica.

A competição tem dois tipos de modalidades: circuito de obstáculos, com desafios que devem ser cumpridos pelo robô, e prova de arrancada, uma corrida em linha reta entre dois robôs.

As equipes inscritas serão enquadradas nas categorias Nível 1 (formadas por alunos dos Ensinos Médio, Técnico e Profissionalizante) e Nível 2 (Ensino Superior).

Segundo Silva, o evento é inspirado na Olimpíada Brasileira de Robótica e busca integrar alunos de diferentes cursos da Fatec.

"Esse tipo de competição chama a atenção para o trabalho que está sendo promovido pela faculdade e para as diversas possibilidades de interdisciplinaridade presentes no desenvolvimento de um projeto como esse", afirma o professor.

Inscrições:online até 25 de abril, com envio de material descrito no edital para o email simposio@fatecmm.edu.br

Fonte: Gazeta de São João

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2019 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.