São João da Boa Vista
MIN. 19 º C | MAX. 30 ºC
14/07/2018 | 10:04

Em Ág. Prata: Justiça suspende inauguração da Fonte Vilela

Gazeta de São João | Jornalismo

A Fonte Vilela, que fica no Bosque de Águas da Prata, seria reinaugurada neste sábado, 14, mas o evento foi suspenso pela Justiça que concedeu uma Liminar em ação civil proposta pela Associação Viva São João contra o município de Águas da Prata.  

Mais visitada entre as Fontes de Água da Estância, a Vilela também foi revitalizada pelo projeto Conjunto das Águas - Revitalização das Fontes Hidrominerais do Município de Águas da Prata, realizado com recursos da Fundação Banco do Brasil disponibilizados para a Associação dos Amigos do Caminho da Fé, responsável pelo trabalho. Dentre as melhorias na Fonte Vilela está a reforma completa da Buvete (local de coleta de água) e a implantação da tubulação de água toda em aço inox.

Além de suspender o evento que seria neste sábado, a Justiça também suspendeu todos os seus efeitos o Decreto n.º 2.688 de 23 de janeiro de 201, determinou à Prefeitura que não realize qualquer ato que se relacione com ofensa, demolição, destombamento ou obras de reforma em edifícios tombados ou não, enquanto o COMDEPHICN não seja restabelecido, conforme for disposto por este Juízo. A Liminar à Ação da Associação Viva São João foi concedida pelo Juiz da 1ª Vara, Dr. Danilo Pinheiro Spessotto.

RECUPERAÇÃO DAS FONTES

O Projeto de recuperar as Fontes Hidrominerais do Município de Águas da Prata foi uma iniciativa de grupos formados por representantes da iniciativa privada, do poder público e da sociedade civil e que formaram a Comissão Gestora do Projeto. Com este propósito iniciou - se os processos de discussões que identificam oportunidades não só de recuperação das fontes, mas a de resgatar a identidade local no tema da Crenologia (estudo das propriedades medicinais das substâncias encontradas na análise físico-química das águas minerais).

O recurso para a revitalização das fontes veio da Fundação Banco do Brasil. O trabalho todo contempla seis projetos que visam o desenvolvimento local e regional focado na preservação, conservação e utilização dos recursos hídricos enquanto um elemento que gera a vida. As fontes hidrominerais selecionadas para receber obras civil e arquitetônica no Projeto, conforme as avaliações prévias foram: Fonte Vilela, Fonte do Padre e Fonte Vitória/Boi.

Além das três fontes, a Fonte da Juventude também seria contemplada nas análises e estudos que seriam feitos a fim de validar sua importância

O município possui muitas outras fontes com valor crenoterápico (utilização medicinal de águas minerais como terapia) que poderiam ser contempladas futuramente.

Fonte: Gazeta de São João

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2019 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.