São João da Boa Vista
MIN. 20 º C | MAX. 30 ºC
07/12/2016 | 09:22

Elisabeth Scheich é eleita presidente da Viva São João

Jornal O Município | Jornalismo

A empresária Elisabeth Scheich, proprietária da Fazenda Alegre, foi eleita como nova presidente da “Viva São João”, associação de controle social.

A eleição já havia sido convocada há mais de 15 dias através de edital publicado na imprensa e, nesta segunda à noite, Elisabeth foi eleita por unanimidade pelos votos dos associados da “Viva São João”.

A nova presidente ficou conhecida em São João pelos trabalhos sociais e de educação ambiental que desenvolve e apoia. Além disso, Elisabeth Scheich ganhou evidência há alguns anos quando enfrentou na Justiça um grupo de loteadores e conseguiu paralisar um empreendimento ao lado de sua fazenda em razão de irregularidades que apontou.

O MUNICIPIO conversou a comandante da “Viva São João”, a qual disse ter aceitado o desafio com o intuito de reagir perante tanta corrupção. “É o dever de cada um de nós pelo menos tentar colocar este país em ordem”.

Questionada quais são seus primeiros planos a frente da “Viva São João”, Elisabeth é direta. “Com certeza a gente vai começar investigando o setor imobiliário, que é dos que mais precisam de transparência. Aceitando as denúncias das pessoas, que podem nos trazer informações”, avisa.

A presidente também pensa em fazer um mapeamento dos políticos e da política em São João, incluindo vereadores e funcionários da Prefeitura.

 

Outro papel

Mas, Elisabeth Scheich ressalta que a “Viva São João” não terá somente este papel de fiscalizar. Ela garante que a associação fará, ainda, um trabalho voltado diretamente para a população.

“Queremos desenvolver projetos e programas que julgamos necessários para a sociedade. Projetos sociais e educação ambiental, por exemplo. Ou seja, a associação terá essa parte bem mais positiva de fazer o bem para a comunidade, para o município”, explica.

Um dos projetos que Elisabeth já revela que pretende implantar em São João é o Observatório Social, o qual já é desenvolvido em muitos municípios do Brasil.

Ela cita como exemplo um caso bastante emblemático: o de Jaime Klein, o voluntário que faz uma cidade economizar milhões por ano.

Klein montou uma equipe de 35 voluntários na cidade de São José, em Santa Catarina. Em três anos, eles contribuíram para elevar a economia do Legislativo da cidade - verba não gasta devolvida aos cofres públicos - de R$ 300 mil para R$ 8,5 milhões anuais. Ajudou ainda a suspender licitações suspeitas e colocou uma lupa sobre gastos da prefeitura.

O Observatório Social de São José integra uma rede homônima de ONGs que se espalhou por cidades médias e pequenas do Brasil nos últimos dez anos - e hoje soma mais de 100 entidades em 19 Estados, com atuação forte no Sul do país. Só em Santa Catarina, 19 cidades contam com esse tipo de iniciativa, segundo o site do OSB, o Observatório Social Brasileiro.

A inspiração é o Observatório Social de Maringá (PR), que surgiu em 2005 após um escândalo de corrupção na cidade.

E é esta experiência que a nova presidente da “Viva São João” quer trazer para o município e até região. O objetivo é promover, num primeiro momento, uma palestra com Jaime Klein.

 

A Associação

A “Viva São Joao” é uma associação sem fins lucrativos fundada em 23 de maio de 2011 por indivíduos unidos pelo interesse em melhorar a cidade.

Ela tem inúmeras finalidades em seu estatuto, mas pode-se destacar o desenvolvimento de projetos de interesse social, prevenir e combater a corrupção na administração pública por meio de instrumentos que viabilizem a promoção da qualidade de vida da comunidade.

A “Viva São João” faz parte da rede de ONGs Amarribo Brasil (Associação de Amigos Associados de Ribeirão Bonito) e Abracci (Articulação Brasileira Contra Corrupção e Impunidade), sendo que seu estatuto permite que ela atue, inclusive, em âmbitos regionais, estaduais e nacional.

Para saber mais sobre a associação, acesse: http://www.vivasaojoao.org/

Fonte: Jornal O Município

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2018 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.