São João da Boa Vista
MIN. 19 º C | MAX. 29 ºC
26/10/2019 | 09:45

Duas escolas dividem o 1º lugar no Concurso "Orides Fontela"

Gazeta de São João | Jornalismo

A noite de premiação, nesta segunda-feira (21), coroou de êxito a iniciativa da UNIFAE que, em parceria com a Academia de Letras de São João da Boa Vista, realizou o concurso “Orides Fontela: poesia, raízes e caminhos”.

Os trabalhos dos estudantes do ensino médio sobre a vida e obra da poeta sanjoanense já tinham sido apresentados no dia 20 de setembro, no auditório da Estação das Artes, e avaliados por Antônio Carlos Rodrigues Lorette, membro da Academia de Letras; pelo cineasta David Ribeiro, que dirigiu o longa-metragem “Orides, onde ninguém mais”; e por Anna Cláudia Zanetti, atriz que interpretou a poeta no filme produzido pela UNIFAE.

A qualidade do material produzido tornou difícil a escolha da Comissão Julgadora, que acabou decidindo dividir o primeiro lugar entre os colégios E.E. Coronel Cristiano Osório de Oliveira e E.E. Dr. Teófilo de Andrade. Em segundo e terceiro lugar, ficaram a E.E. Domingos Theodoro de Oliveira Azevedo e E.E. Professora Isaura Teixeira Vasconcellos, respectivamente.

Ana Luiza Pereira de Lima, integrante da equipe da escola Cristiano Osório, sentiu-se honrada com o resultado e feliz com a realização do trabalho: “Depois que os professores nos apresentaram o projeto, fizemos várias reuniões para definir o formato que teria. Depois de muito debate, decidimos pelo teatro interativo. Foram horas de pesquisa, e isso nos fez entender e ter muito carinho pelos textos de Orides”. 

Para o Prof. Leandro Bertini, a experiência de ajudar os estudantes do Teófilo a alcançar o primeiro lugar foi gratificante: “A partir do momento que jogamos a semente, eles se envolveram de forma muito intensa e ajudaram em todas as etapas de produção do vídeo, desde o roteiro até a captação de imagens. ”

Enfatizando a qualidade dos trabalhos, Lucelena Maia, presidente da Academia de Letras, parabenizou os estudantes pela dedicação. “Finalizar esta etapa nos traz muita satisfação, porque pudemos visualizar o envolvimento de todos, que apresentaram projetos magníficos ”, declarou. 

A cerimônia de premiação, realizada no auditório da UNIFAE, também contou com a presença do reitor Prof. Dr. Francisco Arten, que enfatizou: “Estamos felizes por cumprir o dever de preservar a obra de Orides. Também ficamos impressionados com o interesse dos estudantes, que se aprofundaram na pesquisa e tiveram muita dedicação para entender a poeta. Creio que já se tornaram seus divulgadores. ”

 

 

ESTUDANTES E PROFESSORES PREMIADOS:

1º. LUGAR -  E.E. Cel. Cristiano Osório de Oliveira

 Alunos: Ana Luiza Pereira de Lima, Thuany Vitória de Almeida, Wesley Mussolino Basílio, Carlos Eduardo Damião da S. Leal Oliveira, Henricco N. dos Santos e Bruno Romualdo Peres.

Professora: Renata Palmiro Moretti.

1º. LUGAR - E.E. Dr. Teófilo de Andrade

Alunos: Fernando Zanello, Camilly Santana Barbosa, Luana Gabriela Soares de Souza, Emili Braido, Leonel Arcuri Neto, Rebeka Vitória de Souza, Mirian Faria Fonseca, Diogo Henrique Batista, Vinicius Scalon de Lucca e Luis Phelipe de Luca Mancuso.

Professores: Leandro Bertini, Magda Aparecida Parússolo e Angela Paz

2º. LUGAR - E.E. Domingos Theodoro de Azevedo

Alunos:Mirian de Fátima Vicente Ferreira, Noemy Tavares da Silva, Sthefanny Emanoel, Turati da Silva, Deborah Cristina Sassaron, Cesar Augusto da Silva Junior, Ana Beatriz Ferreira Rizzo, Ana Luiza Souza da Silva, Fernando de Assis Filho, Guilherme Daniel Domingos Peres e Amanda Gabrieli Paganini.

Professores:Maria Stella Pellis Delarolle Bensebaa e Jacqueline Romano Buzatto.

3º. LUGAR - E.E. Profa. Isaura Teixeira Vasconcellos

Alunas:Vitória Isabelle Lino dos Santos, Cristiane Evelin Lemes Fenício, Rafaela David Albano Marinho e Marília Fernandes Raimundo.

Professora: Isa Bernadete Gonçalves Valezi

Fonte: Gazeta de São João

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2019 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.