São João da Boa Vista
MIN. 21 º C | MAX. 35 ºC
17/11/2016 | 13:54

Dom Vilar toma posse como 5º Bispo da Diocese de São João

Gazeta de São João | Jornalismo

No próximo domingo, dia 20 de novembro, Dom Antônio Emídio Vilar, toma posse como o 5º Bispo da Diocese de São João da Boa Vista. A Missa Solene de posse do novo Pastor está marcada para às 10h00, e será celebrada no Centro de Integração Comunitária Dr. Tancredo Neves.

A DIOCESE

A Diocese de São João da Boa Vista é formada por 18 municípios, e foi criada em 16 de janeiro de 1960 pela Bula “In Similitudinem Christi” do Papa João XXIII – Sancti Iohannis in Brasilia” como fora denominada na sua expressão Latina.

Desmembrada da Arquidiocese Ribeirão Preto, a Diocese de São João foi instalada oficialmente no dia 31 de julho de 1960 com a posse de seu 1º Bispo, Dom David Picão, nomeado pelo Papa João XXIII. Dom David pastoreou por três anos, e em junho de 1963 foi nomeado Bispo Coadjutor da Diocese de Santos.

Dom Tomás Vaquero foi nomeado o 2º Bispo da Diocese pelo Santo Padre Paulo VI no dia 2 de julho de 1963. Foi sagrado na Matriz de São José de Mogi Mirim e tomou posse em São João no dia 1º de setembro de 1963. Dom Tomás pastoreou a Diocese até 1991, e faleceu no dia 2 de agosto de 1992.

Em janeiro de 1991, o Papa João Paulo II nomeou como 3º Bispo Diocesano, Dom Dadeus Grings que foi ordenado Bispo em março de 1991 na Catedral Metropolitana de Porto Alegre (RS) por Dom Tomás Vaquero, na ocasião Bispo Emérito de São João da Boa Vista. Dom Dadeus tomou posse em São João em abril de 1991 e pastoreou a Diocese até 2.000, quando em abril o Papa João Paulo II o nomeou Arcebispo Coadjutor de Porto Alegre (RS), onde se tornou titular, sucedendo Dom Altamiro Rossato.

Dom David Dias Pimentel foi nomeado 4º Bispo Diocesano em fevereiro de 2001. Sua posse deu-se na Solenidade da Anunciação do Senhor – a 25 de março – no Centro de Integração Comunitária. Dom Davi esteve à frente da Diocese durante 15 anos e em março deste ano ao completar 75 anos, encaminhou sua renúncia ao Papa Francisco.

Agora a Diocese de São João da Boa Vista, com a proteção de São João Batista e a graça do Imaculado Coração de Maria, se prepara para acolher o 5º Bispo Diocesano, Dom Antônio Emídio Vilar, SDB, que pastoreava a Diocese de Cáceres/MT.

OS MUNICÍPIOS

São João da Boa Vista é a sede da Diocese, formada por 18 municípios paulistas: São João, Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Estiva Gerbi, Mococa, Mogi Guaçu, Itobi, Espírito Santo do Pinhal, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antônio do Jardim, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.

A SOLENIDADE DE POSSE

Dom Antônio Emídio Vilar no domingo, às 8h00, vai receber a imprensa na residência oficial, no Palácio Episcopal da Praça Roque Fiori.

Uma hora depois, às 9h00, Dom Vilar em carro aberto, vai passar por várias ruas e avenidas da cidade e receber a saudação do povo. Atrás do carro do Sr. Bispo segue a carreata dos fiéis em direção ao Centro Universitário UNIFAE.

Na UNIFAE, Dom Vilar será recebido pelas autoridades, civis, militares e eclesiásticas e pelos Atiradores do Tiro de Guerra e seu Comandante, Sargento Messias.

O trajeto do Centro Universitário UNIFAE ao Centro de Integração Comunitária, onde será celebrada a Missa Solene de Posse, Dom Vilar segue a pé, com uma Guarda de Honra e com crianças e adolescentes que frequentam as aulas de Catequese das Paróquias.

DOM VILAR

O 5º Bispo Diocesano completou 59 anos nesta segunda-feira, dia 14 de novembro (nasceu 14/11/1957 e, Guardinha, distrito de São Sebastião do Paraíso/MG).

Aos 11 anos foi para o Seminário Salesiano em Pindamonhangaba/SP, e depois para Lavrinhas/SP. Ao fim do noviciado (1975), professou como religioso Salesiano em janeiro de 1976. Cursou Filosofia e Pedagogia em Lorena/SP; de 1981 a 1986 cursou bacharelado e mestrado em Teologia na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma. Foi professor de Filosofia em Lorena e Pindamonhangaba, no Unisal Pio XI em São Paulo onde de 1994 a 1998, foi também Diretor; foi Mestre de Noviços em São Carlos, diretor do Salesianos de São Carlos, pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e Diretor do Instituo Dom Bosco em São Paulo.

Em julho de 2008 foi nomeado Bispo de São Luiz de Cáceres/MT, e ordenado Bispo no Santuário do Bom Retiro, em São Paulo.

Dom Vilar é Bispo referencial da CNBB Regional Oeste 2 – da Juventude (e da Comissão Nacional), da Liturgia, do SEDAC (Centro de Estudos de Filosofia e Teologia) e do Tribunal Eclesiástico.

Fonte: Gazeta de São João

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...







Outras Notícias






Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2020 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.