São João da Boa Vista
MIN. 19 º C | MAX. 31 ºC
29/03/2017 | 11:44

Documentário dos 100 anos da SES emociona o público

Unifae | Jornalismo

Lágrimas, boas risadas, orgulho, nostalgia, foram alguns dos sentimentos vividos pelas centenas de pessoas que lotaram o Theatro Municipal de São João da Boa Vista, no último sábado, dia 25, durante a exibição do documentário “Uma paixão. Muitas histórias”, que recorda momentos memoráveis da história centenária da Sociedade Esportiva Sanjoanense. “Eu fiquei emocionado, pude recordar momentos da minha infância, família e do esporte, tudo foi resgatado durante o vídeo. Senti como se estivesse fazendo uma maravilhosa viagem no tempo”, conta Antônio Carlos Nogueira de Oliveira (Leivinha) jornalista, pesquisador da história do futebol em São João e que, além de personagem, foi consultor do projeto.
 
Para o tenista Albers Bernardes, o documentário foi mais que especial. “Este é o momento mais importante de toda minha carreira, eu que fui criado e formado na Esportiva, então vim de São Paulo exclusivamente por causa do documentário, eu não poderia deixar de vir, porque é algo extremamente comovente”.
 
 
Sentimento compartilhado por Glorinha Aguiar. “Quando eu assisti o documentário senti orgulho em ser sanjoanense. Por isso eu quero cumprimentar a UNIFAE e a Diretoria da Esportiva pelo trabalho gigantesco que foi feito, pois sabemos que não é fácil fazer um documentário, que me fez chorar muito, recordei o passado e fiquei muito feliz por participar da história deste clube e da cidade, que é riquíssima.” Dona Glorinha, junto com a Profa. Lucilla Martarello e Dona Sônia Bissoli, são personagens de uma das mais ricas histórias, que conta sobre o primeiro jogo de futebol feminino do Brasil.
 
 
“Desde o início, a proposta foi contar a trajetória do clube por meio das histórias das pessoas. E acompanhar as reações do público ao longo da exibição, com as pessoas se emocionado, rindo, identificadas com aqueles momentos, nos dá a certeza de que atingimos nosso objetivo, E também, resgatamos e registramos a história de um clube que se confunde com a história de São João”, comenta o jornalista, Prof. José Dias Paschoal Neto, roteirista e diretor do filme.
 
 
“Diversas pessoas vieram até mim e disseram que compartilharam de muitos sentimentos durante o vídeo, algumas dizendo que choraram do começo ao fim e outros que falaram ter rido e sorrindo durante todo ele. Isso mostra que nossa equipe conseguiu extrair o real espírito da Esportiva. Creio que nestes minutos que ficamos aqui o documentário conseguiu retratar a amizade, confraternização e as conquistas deste clube centenário”, comenta o Reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Francisco de Assis Carvalho Arten.
 
O documentário – O documentário foi produzido pelo Laboratório de Comunicação da UNIFAE, como parte do Projeto Memória Viva, em parceria com as Diretoriais dos ex-presidente Lúcio Doval e do atual, Antônio Roberto dos Reis (Foguinho) por meio da Equipe do Centenário. O trabalho foi desenvolvido durante um ano e meio, com mais 800 horas de gravação e outras 500 de edição, além de um tempo incontável em levantamento de dados, pesquisas de fotos e imagens antigas do clube. “Mas nada disso seria possível sem a nossa equipe, que mostrou muita dedicação e emprenho na construção do documentário. Também queria agradecer aos alunos que ajudaram, pois eles tiveram uma importância gigantesca”, explica Marcelo Gonçalves, editor do documentário.

Fonte: Unifae

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2018 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.