São João da Boa Vista
MIN. 13 º C | MAX. 26 ºC
25/07/2020 | 09:46

Desafios e oportunidades no mercado da tecnologia

Unifae | Jornalismo

Que a tecnologia está em todas as áreas da nossa vida não é novidade. Na contramão da crise econômica causada pela Covid-19, o setor tecnológico segue firme e forte, com uma demanda crescente no mundo todo, seja de instalação, uso ou suporte.

Para discutir os novos rumos do mercado da tecnologia, a UNIFAE realizou um Webinar que uniu professores da Instituição e outros profissionais de renome, entre eles, Caio Filipini (líder técnico da Digital Ocean); Mauricio Machado (Account Executive na Organize Cloud Labs); Luciano Moízio (Diretor de TI na NEC Brasil); Renato Konda (Gerente de Transformação e Tecnologia da 3M) e Renata Dumont (Cientista de dados na Controladoria Geral do Distrito Federal). A mediação do debate ficou a cargo da coordenadora dos cursos de Engenharia de Software e Engenharia da Computação da UNIFAE, Profa. Me. Adriana Costa Nascimento.

Segundo Renata Dumont, a experiência da pandemia antecipou a tendência mercadológica e foi mais uma prova de que o profissional de TI deve estar pronto para o novo, uma vez que a tecnologia avança constantemente:

“O grande diferencial do profissional de TI é a capacidade de adaptação. Nós, profissionais da área, não podemos ficar presos a nada, pois da mesma forma que esse novo modelo veio, outros também virão”.

Uma das grandes mudanças causadas pela necessidade de isolamento social foi a popularização do home office, ao qual mesmo as empresas tradicionalmente resistentes tiveram de aderir. Maurício Machado relatou que, para ele, a modalidade não foi novidade, pois trabalha desta forma desde que foi contratado pela Organize Cloud Labs: “Antes da pandemia, o modelo da empresa já era 80% remoto. Apesar de já estar habituado, algumas situações exigem mais controle e assertividade, porém é possível trabalhar em casa obtendo sucesso, basta apenas adaptação e disciplina”.

Líder técnico da Digital Ocean, empresa de tecnologia americana, Caio Filipini também vê uma série de benefícios no novo formato: “Grandes nomes como Google, Amazon, Facebook e Apple também estão trabalhando em casa. Acredito que o home office pode dar muito certo, desde que a empresa contribua com reuniões e disponibilize recursos para que o profissional consiga executar suas tarefas”.

Porém, a reinvenção do mundo também inclui novas ameaças, ressalta o diretor de TI da NEC Brasil, Luciano Moízio: “Com a maioria da população em casa, tendo mais tempo para acessar plataformas digitais, a demanda para envio de links e pop-ups maliciosos é expandida. Cibercriminosos e hackers utilizam muito da psicologia e aproveitam o momento de fragilidade para coletar dados e outras informações de computadores e dispositivos de empresas, através de algum artefato que consiga ser rastreado. Por esta razão, adotar medidas extras de cibersegurança se faz mais do que necessário”.

Assim como lidar com a pandemia da COVID-19 exige mudar hábitos e rotinas sociais para reduzir as taxas de infecção, uma mudança no nosso comportamento online pode ajudar a manter altos níveis de segurança. “É preciso intensificar os padrões de cibersegurança, ser extremamente vigilante na verificação e seguir as atualizações oficiais”, orienta Luciano.

A área de TI nunca esteve tão valorizada como neste momento em que deixa de ser um diferencial no mundo digital para se tornar primordial para a existência de muitos negócios. O gerente de Transformação e Tecnologia da 3M da América Latina, Renato Konda, enfatiza que devido à grande demanda as oportunidades para profissionais e estudantes da área cresceram consideravelmente:

“Estamos conectados sempre. No período de quarentena trabalhamos muito mais, porque servimos o tempo todo, oferecendo suporte na operação e outros serviços. O futuro é o remoto. Temos um leque gigantesco na área e a característica de nos moldarmos e sermos flexíveis de acordo com as tendências é fundamental para termos sucesso. Devemos nos reinventar a todo momento”.

Sobre oportunidades para os estudantes, Maurício Machado diz que a sua empresa está contratando universitários de todo o país para trabalhar remotamente: “Buscamos mais funcionários principalmente em função da necessidade crescente de digitalização de documentos. Nossa rede de funcionários é formada por especialistas, profissionais do mercado e também iniciantes-estudantes que passam por processo seletivo. No cenário atual, muitas empresas cresceram muito, como por exemplo o Zoom e a Netflix. É preciso ficar de olho”.

Segundo Renata Dumont, o cenário tecnológico possui a característica marcante de ser receptivo às novas ideias, portanto, o melhor profissional da área é aquele que pensa fora da caixinha, inova e procura se atualizar. “Neste momento de reinvenção é que o profissional descobre outras áreas de atuação, no meu caso a Controladoria Geral do Distrito Federal. A Ciência de Dados é essencial para uma empresa, contribuindo no poder decisório e trazendo valor aos dados que já estão armazenados na Instituição. A especialidade proporciona assertividade nas decisões e diminuição no volume de trabalhos rotineiros, que podem ser substituídos. Resumindo, é uma área que agrega valor à Instituição”.

Formado em Engenharia de Software pela UNIFAE, Caio Filipini, depois de aconselhar os estudantes a buscar atualização constante das novas tecnologias, falou sobre o orgulho que sente da sua trajetória: “Há sempre aquela pessoa que diz só ter sucesso quem estudou em uma faculdade do exterior, mas não é verdade. Sou de Vargem Grande do Sul e cursei a faculdade em São João da Boa Vista. Depois de formado fui para Campinas, em seguida São Paulo, depois Alemanha e Estados Unidos, onde estou agora. Com esforço e determinação é possível realizar grandes sonhos”

Fonte: Unifae

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2020 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.