São João da Boa Vista
MIN. 21 º C | MAX. 29 ºC
11/07/2017 | 11:45

Depto. Saúde orienta população para exame que detecta tuberculose

Guia São João | Jornalismo

Todas as unidades de saúde mantidas pela Prefeitura de São João da Boa Vista estão realizando o exame gratuito para detectar sintomas de tuberculose em pessoas que estejam tossindo há mais de três semanas. 

As avaliações são simples e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, no período das 7h às 17h. 

Segundo a coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica, Ludimila Barros Zan, a população deve ficar atenta para evitar complicações. 

“A tuberculose não tem faixa etária. A pessoa que está com tuberculose pode transmitir para crianças e idosos. O importante é descobrir logo e não deixar a doença se proliferar”, explica. 

Doença infecciosa que atinge, na maioria dos casos, os pulmões, a tuberculose também pode acometer gânglios, rins, ossos, meninges e outros locais do organismo. As bactérias responsáveis pela doença são espalhadas apenas quando a pessoa infectada tosse ou espirra. 

“Começou a tosse, suspeitou, faz o exame para o tratamento que é simples. É uma doença que tem tratamento e tem cura. Então, não tem porque deixar de procurar o serviço”, reforça Ludimila.  

De acordo com a medicina, a transmissão da doença não ocorre por meio de sexo, sangue contaminado e beijo, por exemplo. Objetos como copo, talheres, roupas, colchão, dentre outros, também não transmitem a tuberculose. 

Fonte: Prefeitura Municipal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2018 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.