São João da Boa Vista
MIN. 21 º C | MAX. 29 ºC
11/09/2017 | 12:05

Creche do Parque dos Resedás inicia processo de matrículas

Guia São João | Jornalismo

Famílias que residem no Parque dos Resedás, e que dependem dos serviços de creche, já podem inscrever os filhos para futuras matrículas na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Professora Terezinha Domenicheli Rossi, construída numa parceria entre Prefeitura de São João da Boa Vista e governo estadual. 

Considerada uma das principais reivindicações dos moradores do conjunto habitacional formado por 926 casas populares, a creche está próxima de ser entregue pela administração municipal. Segundo o Departamento de Educação da Prefeitura, restam apenas detalhes que envolvem a chegada de equipamentos e ajustes na instalação de móveis.

“Estamos em fase final para iniciarmos o atendimento gradativamente. No momento nós temos pedidos de vagas no Departamento de Educação e já iniciamos o chamamento para as matrículas. Aqui Resedás todas as crianças serão chamadas para essa unidade”, explica a supervisora de ensino do Departamento de Educação, Dulcelene Abreu. 

Mãe de dois filhos, Kellen de Fátima Canavezi é uma das moradoras da região que comemoram a construção da creche.  Após conhecer as instalações onde as crianças irão permanecer, ela faz uma avaliação positiva. 

“Está bem estruturada. Vai facilitar tudo. Tanto para as crianças quanto para os pais. Bem melhor do que a gente esperava”, afirma. 

Edificado no início da rua Maria Aparecida Bernardes Moraes, o prédio recebeu recursos do governo estadual, via Fundo para o Desenvolvimento da Educação (FDE), e Prefeitura. A unidade tem 813,78 m² de área construída, com investimentos iniciais na ordem de R$ 1.567.523,05. 

A capacidade de atendimento da nova creche é para 150 crianças com idades de 4 meses a 3 anos. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A estrutura da EMEB engloba 9 salas de uso pedagógico, refeitório, fraldario, lactário (preparação de mamadeiras) sala de banho e amplo pátio. 

O quadro de funcionários da unidade escolar deverá ser de 10 Professoras de Apoio à Educação Básica (PAEB), 10 Assistentes de Desenvolvimento da Infância (ADI) e 2 estagiárias. 

“É uma creche muito bem estruturada. A minha expectativa é que seja diferenciada quanto ao acolhimento. Está um ambiente acolhedor na parte física, mas nós vamos fazer isso também na parte pedagógica”, afirma a coordenadora pedagógica, Adelise Cristina Oliveira Combi.   

Com a unidade escolar, que homenageia a professora Terezinha Domenicheli Rossi, a Prefeitura passa a administrar 12 creches. Ao todo, o município atende em torno de 1.600 crianças. 

Com a entrega da creche no Parque dos Resedás, a Prefeitura passa a ter 12 creches sob a sua responsabilidade. Ao todo, são cerca 1.600 crianças matriculadas. 

Terezinha Domenicheli Rossi 

A EMEB presta homenagens à Professora Terezinha Domenicheli Rossi. Nascida em 20 de janeiro de 1941, em Santo Antonio do Jardim, a docente casou-se em 1959, com o professor Osvaldo Rossi, e teve 3 filhos: Osvaldo, Gizeli e Rogério. 

Após a conclusão do curso colegial de formação de professor primário, no Instituto de Educação Coronel Cristiano Osório de Oliveira, cursou pedagogia com habilitação para o magistério, administração escolar e orientação educacional na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Octávio Bastos”. 

Terezinha Domenicheli ainda se dedicou ao ensino público e coordenou a Escola de Emergência da Fazenda Santa Tereza, em São João da Boa Vista. Atuou na Escola Estadual Coronel Joaquim José e, posteriormente, ocupou o cargo de diretora substituta na Escola Estadual Domingos Theodoro de Oliveira Azevedo.

 Conhecida por prestar relevantes serviços na área educacional, a professora morreu em 1988, causando grande comoção na cidade. 

Fonte: Prefeitura Municipal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2018 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.