São João da Boa Vista
MIN. 20 º C | MAX. 25 ºC
08/08/2019 | 09:50

Conscientização de descarte de lixo em escolas públicas

Gazeta de São João | Jornalismo

Atividade foi realizada  com crianças dos 5º e 6º anos

Tendo em mente que cuidar da cidade é um dever de todos, os alunos do Programa Senac de Aprendizagem desenvolveram o projetoCidade Mais Limpa. O objetivo foi conscientizar crianças sobre o descarte correto do lixo e a importância da reciclagem. Segundo Valdelene Jesus, docente do Senac São João da Boa Vista, durante as aulas do programa no mêsde junho, os alunos desenvolveram uma ação dentro do tema sustentabilidade e percorreram a cidade, observando e identificando questões relativas ao meio ambiente. “Foi então que surgiu a ideia de melhorar o aspecto do descarte na cidade, pois perceberam que havia muito lixo espalhado pelas ruas de maneira inadequada”, disse a docente.

Após esta primeira análise, os alunos do Senac fizeram contato com o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura para conhecer melhor o problema. Falaram também com uma cooperativa de reciclagem de lixo e entenderam que era necessário realizar uma ação de conscientização sobre como fazer o descarte corretamente. “Tendo esses dados em mãos, a turma da Aprendizagem pensou no público-alvo e decidiu criar um projeto voltado para as crianças, para que pudessem crescer tendo consciência ambiental e, também, que pudessem transmitir o que aprenderam para seus pais e familiares, multiplicando a informação”, explicou a docente. Valdelene comentou que os alunos ficaram empolgados com os resultados e que disseramtera intenção de continuar desenvolvendo ações para o projeto.

Colocando a ação em prática

Vinícius Scalon, 17 anos, aluno do Programa Senac de Aprendizagem,contou que toda a turma se envolveu no projetoCidade Mais Limpa. “Com a ajuda dos docentes, identificamos escolas que já desenvolviam trabalho de educação ambiental com as crianças e propusemos complementar o tema, fazendo uma apresentação sobre reciclagem seguida de uma gincana para deixar o tema mais dinâmico”, contou.

As escolas escolhidas – Santo Cabral e Ginasinho – receberam os alunos do Senac, que aplicaram os conceitos do projeto entre as turmas dos 5º e 6º anos. Segundo Vinícius, a diversão durante o jogo de descarte correto de lixo foi garantida. “E a maior satisfação foi ver que as crianças assimilaram a verdadeira essência da brincadeira, disseram que não iriam mais jogar resíduos nas ruas e, ainda, falaram que ensinariam os pais e parentes sobre a separação dos materiais para a coleta seletiva”, conta o aluno.

Em São João da Boa Vista, a coleta seletiva pública foi implementada em junho de 2014 e os caminhões passam uma vez por semana, em todas as regiões da cidade, nos dias em que não é feita a coleta do lixo comum.

De acordo com o aluno, a realização do projeto foi enriquecedora de diversas maneiras. “Foi muito importante, pois ao mesmo tempo em que ensinamos, aprendemos também sobre a destinação correta do lixo e a reciclagem. Outro ponto extraordinário foi conseguir trabalhar em equipe, organizar um projeto e viabilizá-lo”, finaliza Vinícius.

 

Programa Senac de Aprendizagem

O Programa Senac de Aprendizagem tem como objetivo favorecer o desenvolvimento pessoal e profissional dos aprendizes, capacitando-os para atuar de maneira dinâmica e eficiente. A carga horária é de 1.560 horas e o papel do Senac é oferecer a parte teórica (480 horas), gratuita tanto para o aluno quanto para a empresa do segmento de comércio de bens, serviços e turismo, que matricula seu aprendiz e promove a parte prática. Desde 2009, 408 aprendizes já passaram pelo Senac São João da Boa Vista.

A Lei Federal nº 10.097/00 e o Decreto nº 5.598/05 definem que as organizações de médio e grande porte considerem uma cota de 5% a 15% de seu quadro de funcionários para a inclusão desse público. 

Podem participar jovens de 14 a 24 anos, que estejam frequentando a escola regular ou que tenham concluído o ensino médio. Os participantes não podem interromper os estudos no período da capacitação.Como o Senac não realiza a contratação direta dos jovens, os interessados em participar do programa devem procurar pelas empresas parceiras. As atividades do programa são realizadas na unidade São João da Boa Vista.Vargem Grande do Sul, cidade atendida pela unidade, também contará com uma das turmas.

Para as empresas interessadas em participar do Programa Senac de Aprendizagem, o Senac São João da Boa Vista está com inscrições abertas.

Serviço:

Programa Senac de Aprendizagem
Data: 
de 5 de agostode 2019 a5 de janeirode 2021

Horário:segundae quarta-feira, das 8 às 12 horas

Local:Senac São João da Boa Vista

inscrições:

www.sp.senac.br/saojoaodaboavista

Fonte: Gazeta de São João

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2019 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.