São João da Boa Vista
MIN. 21 º C | MAX. 30 ºC
05/08/2016 | 12:22

Comércio reserva vagas para clientes e motoristas reclamam em São João

Guia São João | Jornalismo

Uso de cones, caixas e até pintura são proibidos pelo Código de Trânsito. PM diz que usa diálogo para orientar comerciantes sobre irregularidades.


Comerciantes de São João da Boa Vista (SP) estão reservando vagas para clientes e complicando a vida de motoristas da cidade. O uso de cones, caixas e até a pintura do meio fio são proibidos pelo Código de Trânsito.
A reportagem do Jornal da EPTV flagrou a sinalização improvisada com cones em uma rua. “Coloca cadeira, cone, pinta a faixa de amarelo para não parar, principalmente nas ruas onde não têm o estacionamento pago”, afirmou o comerciante Romário Augusto Pan.

Em frente a uma quitanda cinco caixas foram encontradas ocupando o lugar onde caberiam pelo menos três carros.  A comerciante Elizabeth Lopes Godoy alegou que reserva a vaga três vezes por semana para que um caminhão possa parar. “É um caminhão grande, que tem que parar na frente para descarregar as mercadorias. [Quando ele termina de descarregar] eu tiro e não ponho mais caixa. Eu sei que não pode”, disse.

Também foram encontrados vários locais onde é permitido estacionar, mas foram pintadas faixas amarelas. “Como comerciante eu entendo o lado deles porque ele quer dar uma vaga para o cliente, mas é uma coisa que não pode fazer”, disse o comerciante Renan Sandrini.
Irregularidades

O advogado Márcio Camarinha, que é conselheiro estadual de trânsito, afirma que não adianta alguém pintar uma faixa amarela ou colocar por conta própria uma placa. Com a exceção dos órgãos competentes, ninguém pode proibir o estacionamento. “Entrada e saída de veículos, uma garagem, a Prefeitura pode pintar, mas o dono do imóvel não pode”, explicou.

Ações
A Polícia Militar é responsável por fiscalizar e multar os motoristas que estacionam em locais onde é realmente proibido. No caso de comerciantes que reservam vagas, a PM age com diálogo. “Nós vamos até o local constatar e se tiver alguma irregularidade tomamos as medidas cabíveis, pedindo para a recolha do objeto que está obstruindo a vaga”, disse o comandante da PM de São João da Boa Vista,  tenente Daniel Lopes.

O setor municipal de trânsito de São João informou que não existe lei municipal sobre a reserva de vagas pra estacionar e nem penalização pra quem comete essa irregularidade


Fonte:
Do G1 São Carlos e Araraquara

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...







Murillo Fronterotta
05/08/2016
Veio a calhar essa matéria, hj mesmo na porta da escola do sr. Fernando Nagib na Praça funcionário da escola estava pintando uma grande FAIXA AMARELA, para não estacionar, será que deram autorização a escola?






Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2020 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.