São João da Boa Vista
MIN. 11 º C | MAX. 23 ºC
04/06/2016 | 00:00

Comércio prepara Dia dos Namorados

Jornal O Município | O Município

O dia 12 de junho é marcado, tradicionalmente, pelo Dia dos Namorados. A data, além de fazer referência óbvia ao amor, ao afeto e ao carinho entre casais, remete também à imensa movimentação comercial que a acompanha.

Em São João da Boa Vista não é diferente. Pela cidade já é possível encontrar diversas vitrines enfeitadas. Corações, cupidos, flores... O objetivo mesmo, segundo comerciantes, é atrair o olhar do consumidor nessa época de crise.

Renata Costa está noiva há três anos e namora há quatro. Desde que começou o relacionamento presenteia o companheiro. "É mais uma forma de demonstrar amor e reconhecimento pelos anos de namoro e noivado", salienta. Para ela, o importante é não deixar a tradição morrer.

AMOR NO AR

Não é apenas no coração dos casais apaixonados que é possível perceber o amor, mas também dentro de estabelecimentos comerciais da cidade.

A Óticas Diniz, por exemplo, está com a vitrine toda decorada. Para o gerente Luiz Paulo da Silva, essa é uma forma de chamar a atenção do consumidor e atraí-lo para o estabelecimento. "Dessa forma ele entra e sai satisfeito, lembrando que tudo começou apenas por olhar a fachada da loja", alegra.

Sobre a expectativa de vendas para esse ano, o gerente está confiante. "Espero que sejam boas e deem uma alavancada nas nossas vendas e de todo comércio sanjoanense", espera. Com apenas cerca de um ano na cidade, Luiz relembra as baixas vendas de Natal e Dia das Mães, mas não perde a expectativa para a data dos apaixonados.

O diferencial da loja é que além da vitrine, o espaço conta com um atrativo aos consumidores. Champanhe, vinho, sorvete e outras especiarias, gratuitas, para atender o cliente. "Não é apenas no Dia dos Namorados, mas todos os dias oferecemos esses agrados", reforça.

PREVÊ QUEDA

A Federação do Comércio Varejista (Fecomercio) indica que os consumidores devem gastar entre R$ 100 e R$ 200 com presentes aos namorados. Para a empresa, a retração de vendas deve ficar entre 5% e 7%.

Para a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de São João da Boa Vista, as previsões também não são otimistas. Assim como no Dia das Mães, a instituição espera uma retração semelhante, na casa de 5 a 7% em comparação ao mesmo período de 2015.

Conforme a ACE, no ano de 2015, a renda média real do trabalhador teve um recuo de 0,2%. Já no primeiro trimestre deste ano de 2016, a queda na renda real já é de 3,2% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. "Essa queda atinge em cheio o poder de compra, que juntamente com o crédito mais caro e a crise política, contribui para o desempenho negativo do Dia dos Namorados", explica.

Mesmo assim, a ACE está investindo na divulgação da cidade em mídias pela região, para atrair o máximo possível de consumidores para São João da Boa Vista e evitar assim impactos mais significativos no comércio da cidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...












Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2021 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.