São João da Boa Vista
MIN. 18 º C | MAX. 36 ºC
07/08/2019 | 13:00

Começa a vacinação de Cães e Gatos na zona urbana

Guia São João | Jornalismo

A campanha de Vacinação contra a Raiva Animal na zona urbana de São João da Boa Vista começou na última segunda-feira, 5 de agosto, para imunizar 22.777 animais, entre 19.527 cães e 3.250 gatos. 

Deste total, a meta do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é aplicar 18.600 doses, atingindo 80% da população canina e felina. Os pets, com idades a partir de três meses, podem ser vacinados até o dia 21 de agosto.  

A vacinação ainda é a medida mais eficaz contra a raiva. A doença pode afetar a maioria dos mamíferos, incluindo os humanos. A raiva é uma doença infecciosa e pode ser transmitida pela saliva, em lambidas de ferimentos e mordidas, momento oportuno para penetração do agente viral.

O animal contaminado pode apresentar alterações comportamentais, salivação, agressividade, convulsões e coma seguido de óbito. Muita gente ainda associa a raiva à doença de cachorro e gato, mas o vírus pode acometer outros animais como coelhos, cavalos, porcos, bois e morcegos.

Diferentemente da conduta em relação aos pets, os tutores não precisam tomar a vacina. No caso dos humanos, a vacina antirrábica é recomendada apenas para os profissionais que trabalham diretamente expostos a riscos de contaminação por mordedura de animais e para os profissionais da área da saúde.

A vacinação na zona urbana segue os padrões de anos anteriores, com postos volantes, atendendo cada dia num bairro da cidade, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h00. 

Até o final da Campanha, dia 21 de agosto, serão no total  52 postos de vacinação.

Mas vale também ressaltar que a dose da vacina para gatos e cães está disponível o ano todo no Centro de Controle de Zoonose, gratuitamente.

Nesta segunda-feira, dia 5, a vacinação acontece nos seguintes locais:  Praça Mauro Borges, no Jardim Del Plata; Praça Bento Gonçalves, ao lado do Centro do Idoso no Bairro do Rosário. Na Escola Municipal Iracema de Carvalho Arten, no Jardim Recanto dos Pássaros; e na EE  Cel  Cristiano Osório, no Jardim Santo André.

A programação dos postos volantes de vacinação na quarta-feira, dia 7, é a seguinte: Praça da Igreja no Bairro São Lázaro; no Lions Club no Jardim  Recanto do Lago; Campus 2 da Unifeob no, Jardim Universitário; e na EE Domingos Teodoro (Ginasinho) na  Vila Loyola.

 No dia 8, quinta-feira, os postos se concentram na Praça  Santa Cruz no Bairro Alegre;  no Mantiqueira Country Club no Recanto do Bosque; na Praça  Ítalo Beraldo no Jardim Santa Clara; e no Centro de Lazer – Half no Jardim Leonor. 

Na sexta-feira, 9, os postos de vacinação poderão ser encontrados no cruzamento das ruas Breno Paiva e João Sobrinho no Solário da Mantiqueira; Igreja São Cristovão na Vila Brasil; na quadra de esportes do Jardim Crepúsculo; e na quadra de esportes do Jardins Tereza Cristina/Jardim das Amoreiras

Fonte: Gazeta de São João

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...







Outras Notícias



Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2019 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.