São João da Boa Vista
MIN. 21 º C | MAX. 29 ºC
20/02/2017 | 13:45

Coleta Seletiva

Guia São João | Jornalismo

Desde que o serviço de Coleta Seletiva foi implantado no município, há três anos, a Prefeitura orienta a população para que selecione corretamente os recicláveis. Isto traz benefícios ao meio ambiente e economia aos cofres públicos. 

Os caminhões passam uma vez por semana, em todas as regiões da cidade, incluindo os bairros rurais Macuco e Pedregulho. O trabalho ocorre nos dias em que não é feita a coleta do lixo comum. Mensalmente são recolhidas cerca de 90 toneladas de materiais.

Diariamente trabalhando na Coleta Seletiva, o catador José Graciano afirma que há muito lixo orgânico entre os recicláveis. “São encontrados muitos restos de comida e estrume de cachorro. Então, a única coisa que a gente pede é para que a população ajude e coloque apenas o reciclável na rua”.

Moradora do Jardim Molinari, Alessandra Sassaron tem consciência de que é preciso dar apoio à iniciativa. Por isso, sempre às quartas-feiras, ela deixa tudo preparado para os catadores. “Eu sempre costumo separar para ajudar o nosso município e o aterro sanitário. Se todos tivessem essa conscientização, as coisas fluiriam melhor”, afirma.

Após a coleta, os materiais são levados para a Cooperativa de Prestação de Serviços e Produção de Materiais, a Coopermax, localizada no Distrito Industrial. No galpão cedido pela Prefeitura trabalham 13 cooperados.

Segundo o Departamento Municipal de Meio Ambiente, São João é um dos 1055 municípios brasileiros que aderiram ao programa de Coleta Seletiva. Para os próximos 10 anos, a estimativa da Prefeitura é de que a quantidade de recicláveis seja aumentada para 500 toneladas.

 O que é reciclável?

VIDRO – tampas, potes, frascos, garrafas, copos, embalagens, produtos de limpeza etc.

PLÁSTICO - tampas, potes, frascos, utilidades domesticas, garrafas, recipiente para os produtos de higiene e limpeza. PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes, teclados de computador, garrafinha longa vida.

METAL – latas de alumínio, aço, tampas de ferragens, canos esquadrias, molduras de quadros, clipes, grampos, latas de tinta e enferrujadas.

PAPEL/PAPELÃO – aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador e afins, folha de caderno, cartolinas, cartões, rascunhos escritos, envelope, fotocópias, folhetos impressos em geral.

ÓLEO DE COZINHA (armazenados em garrafas Pet)

ELETROELETRÔNICOS – Computadores, Geladeiras, Fogões, Máquinas de lavar, motores em geral e demais eletrodomésticos.

O que não é reciclável?

VIDRO - espelhos; cristal; ampolas de medicamentos; cerâmica e louças; lâmpadas; vidros temperados planos.

PLÁSTICO – Cabos de panelas, tomadas, adesivos, espumas, acrílicos, celofane, fraldas descartáveis.

METAL - esponjas de aços, filtro de ar de veículos.

PAPEL/PAPELÃO - adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis engordurados, metalizados, parafinados ou papéis plastificados.

Dias e locais da coleta seletiva

Segundas-feiras – Região dos bairros: Vila Brasil, Jardim São Paulo, Nova República, Jardim Aeroporto, Solário da Mantiqueira e Jardim São Salvador.

Terças-feiras – Região dos bairros: DER, Jardim Amélia, Fazenda das Areias, Jardim Flamboyant, Jardim das Amoreiras, Jardim Primavera e Jardim dos Ipês I.

Quartas-feiras – Região dos bairros: Rosário, Santa Adélia, Centro, São Lázaro, São Benedito, Jardim Molinari e Vila Lusitana.

Quintas-feiras - Região dos bairros: Recanto dos Pássaros, Jardim Del Plata, Vila Valentim, Pratinha, Jardim Yolanda, Maestro Mourão, Vila 1º de Maio, Jardim Itália, Jardim Europa, Vila Conceição, Recanto do Jaguari, Jardim Novo Horizonte, Núcleo Residencial Durval Nicolau, Nossa Senhora de Fátima e Jardim Cledirna.

Sextas-feiras – Região dos Bairros: Jardim Santa Helena, Jardim Santo André, Jardim Priscila, Jardim Nova São João, Santa Edwiges, Parque dos Jequitibás, Jardim Canadá, Terras de São José, Condomínio Morro Azul, Recanto do Bosque, Colinas da Mantiqueira, Recanto do Lago, Bairro Alegre e Jardim Pousada do Sol.

Sábado – Região dos bairros: Jardim Leonor, Parque das Nações, Perpétuo Socorro, Vila Zanetti, Vila Conrado, Vila Loyola, Jardim Bela Vista, Vila Gomes, Jardim Dona Tereza e Jardim do Trevo.

Fonte: Prefeitura Municipal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2018 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.