São João da Boa Vista
MIN. 15 º C | MAX. 29 ºC
04/06/2016 | 00:00

Cidade do Sul de Minas terá investimento milionário

Jornal O Município | O Município

Localizada a pouco mais de 50 quilômetros de São João da Boa Vista, Jacutinga, no Sul de Minas, terá um investimento milionário para o próximo ano. A prefeitura divulgou, recentemente, que, aproveitando o gasoduto que passa pela cidade, será construída, em parceria com a empresa privada, uma usina termelétrica no município. O investimento deve ser de 800 milhões [ou mais].

A informação foi divulgada pelo jornal O PINHALENSE, de Espirito Santo do Pinhal, e confirmada pelo prefeito de Jacutinga, Noé Francisco Rodrigues (PSDB). "Falta somente a liberação da área onde pretendemos construir a usina, chegando a papelada da autorização, as obras se iniciam", declarou Noé, em entrevista ao O MUNICIPIO.

A termelétrica será instalada próxima à área do Canelão, sendo necessária a construção de um ramal de ligação ao distrito industrial do município. A parte inicial das obras da usina, deverá gerar mais de 2 mil empregos e deve levar cerca de dois anos para a finalização. Concluída, a equipe de funcionários deverá ser composta por 200 profissionais para a manutenção da mesma.

CONSTRUÇÃO

Procurado pelo O MUNICIPIO para esclarecer detalhes do procedimento de fechamento deste acordo, Noé Rodrigues se limitou a dizer que era um desejo mútuo, tanto do município, quanto da empresa.

"A empresa nos mandou apenas um representante com os documentos do investimento. Fizeram-me assinar um documento de sigilo, onde não posso revelar nenhuma informação sobre a empresa ou do projeto", justificou o prefeito.

Durante a entrevista, ele ainda destacou a importância que a termelétrica terá em Jacutinga, já que, sua vinda ao município, fomentará a economia local, gerando novos empregos e atraindo novas indústrias.

"Nossa intenção foi sempre de fazer as empresas optarem por Jacutinga. E agora elas [empresas] devem fazer essa escolha [se instalarem aqui], pois os custos de produção devem reduzir, aumentando assim a competividade delas no mercado", explica Noé.

A reportagem ainda entrou em contado com a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) e com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) em busca de novas informações, mas ambas instituições informaram, em nota, que detalhes sobre a negociação e construção só poderiam ser confirmadas entre as partes envolvidas [empresa e prefeitura].

TERMELÉTRICA

A usina termelétrica é uma instalação industrial que produz energia a partir do calor gerado pela queima de combustíveis fósseis como: carvão mineral, óleo, gás, entre outros.

As termelétricas funcionam da seguinte maneira:Primeiro aquece-se uma caldeira com água, essa água se transformada em vapor, cuja força irá movimentar as pás de uma turbina que por sua vez movimentará um gerador.

Um dos maiores problemas das usinas termelétricas é a contribuição ao aquecimento global por meio do efeito estufa e de chuvas ácidas, devido a queima de combustíveis.

Mas estas usinas não têm somente desvantagens, elas podem ser construídas próximas a centros urbanos, diminuindo as linhas de transmissões e desperdiçando menos energia. Também são usinas que produzem uma quantidade constante de energia elétrica durante o ano inteiro, ao contrário das hidrelétricas, que tem a produção dependente do nível dos rios.

No Brasil, as térmicas complementam a matriz energética de hidrelétricas, sendo ligadas apenas quando há necessidade, como em períodos de estiagem.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...







Outras Notícias



Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2020 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.