São João da Boa Vista
MIN. 18 º C | MAX. 31 ºC
06/11/2018 | 10:00

Centro de Integração do Idoso está em fase final de reforma

Guia São João | Jornalismo

Troca de telhado e piso novo, pintura interna e externa, readaptação de sanitários com acessibilidade, ampliação de salas. Essas são algumas das melhorias executadas pela Prefeitura de São João da Boa Vista no Centro de Integração do Idoso. 

Pertencente à administração municipal, o prédio de 302, 20 m² está situado à Praça Bento Gonçalves, bairro Rosário. Com a proposta de transformar toda a estrutura, foram destinados recursos de R$ 120 mil, provenientes dos cofres públicos municipais. 

Diretora do Departamento de Assistência Social, Eliane Buciman de Lima Rossi explica que as condições anteriores prejudicavam o desenvolvimento dos trabalhos e não ofereciam conforto adequado. 

“Era um prédio adaptado que estava tendo problemas entre eles no telhado e várias situações que vinham acontecendo por causa de ser bem antigo. Então, tivemos a troca do telhado, reformamos a pintura, readaptamos o banheiro para deficientes, e também ampliamos algumas salas que precisavam ser específicas para cada ação”, confirma.  

A previsão de entrega, segundo Eliane, é de que na segunda quinzena de novembro os usuários já possam retornar às instalações. Cerca de 250 idosos fazem aulas de ginástica adaptada, dança de salão, canto coral, artesanato, além de práticas de grupo. O funcionamento é de segunda a sexta-feira. 

Enquanto ocorrem as obras de reforma, as atividades têm sido realizadas em outros prédios da cidade. Dentre eles, no salão da igreja Atos (região central), Centro de Capacitação e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).  

Para frequentar o Centro de Integração do Idoso, os interessados devem se dirigir ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Recanto, na rua José Rodrigues Estevam, 136 – Vila Conceição. 

No local, por meio de triagem, uma equipe técnica transmite orientações ao idoso e coleta informações relacionadas à família.  

“O objetivo maior é tirar o idoso do isolamento. Então, independe da questão de renda. Mas para ele participar tem que fazer um Cadastro Único”, conclui Eliane. 

Centro Dia do Idoso 

Em breve, São João também contará com o Centro Dia do Idoso. O prédio, construído no bairro Recanto das Águas, imediações dos bairros Jardim Molinari e São Benedito, tem 400 m². No local, serão oferecidas atividades físicas, culturais, recreativas, alimentação e cuidados médicos. O atendimento será das 7h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira. A ideia é atender idosos a partir de 60 anos em situação de vulnerabilidade social.

“Nós vamos fazer a contratação de uma empresa nos moldes que é o serviço básico da saúde de forma terceirizada. Já estamos elaborando essa parte de licitação para compra dos utensílios (cama, geladeiras, aparelho de ginástica, entre outros equipamentos), conclui a diretora de Assistência Social. 

Fonte: Prefeitura Municipal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2018 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.