São João da Boa Vista
MIN. 20 º C | MAX. 30 ºC
09/12/2020 | 08:37

Campanha "Mais Que Beleza" tem apoio de estudantes de Enfermagem Unifeob

Guia São João | Jornalismo

Seis estudantes do 8º módulo do curso de Enfermagem da Unifeob auxiliaram a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) e o Departamento Municipal de Saúde na execução da campanha “Mais Que Beleza”.

O objetivo é proporcionar testes rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C a profissionais de beleza das áreas de manicure, pedicure e podologia.

Segundo a enfermeira-chefe da Visat, Jacqueline Candido, os resultados saem em menos de 30 minutos.

“Esse público foi eleito porque no dia a dia da profissão utilizam instrumentos que podem transmitir esses vírus”, explica Jacqueline. “O pessoal da Unifeob é sempre um parceiro muito querido no desenvolvimento das ações de promoção e prevenção da saúde, o Professor Geraldo é extremamente solícito. Além disso, é um momento de grande experiência e aprendizado para os estudantes: ações educativas com a população são muito produtivas e trazem um conteúdo importante para a carreira profissional deles”.

“Eventos como esse proporcionam aos acadêmicos conhecimentos práticos de gestão, cuidado, organização, planejamento, trabalho em equipe, tomada de decisões e dimensionamento do local para o respectivo público-alvo”, enumera o professor. “Essas são algumas das competências fundamentais que norteiam o processo de trabalho em ações de educação em Saúde”.

“Isso nos deixa mais preparados profissionalmente. Quando a gente entrar no mercado, já vamos ter uma visão diferenciada”, diz a estudante de Enfermagem, Luara Quemel

Quem participar, levará para casa um certificado, uma sacola de brindes da campanha “Mais Que Beleza” e estará concorrendo ao sorteio de quatro churrasqueiras e quatro rádios-relógios. A manicure Fátima Melchiori fez os testes pela primeira vez. “É bom, é importante. É um vírus, então a gente tem que se prevenir”, defende.

Para Luara Quemel, estudante de Enfermagem, é uma oportunidade significativa de aprendizado. “Isso nos deixa mais preparados profissionalmente. Quando a gente entrar no mercado, já vamos ter uma visão diferenciada. Podemos colocar essa experiência em prática lá na frente, na nossa unidade, onde vamos exercer nossa função”, afirma. “E também começamos a criar um vínculo com o público; quando a gente estiver atuando profissionalmente, seremos também mais conhecidos na nossa região”.

Ação com profissionais do delivery

No mês de outubro, turmas de Enfermagem da Unifeob também auxiliaram a Visat em todas as etapas do cadastramento e testagem para Covid-19 de 170 profissionais de entregas. Cada participante recebeu um adesivo autocolante para fixação nas bolsas de entrega para identificação. A ação foi resultado de uma parceria entre Prefeitura de São João da Boa Vista, Ministério Público do Trabalho e Unicamp. Não houve registro de casos positivos

Fonte: Unifeob

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...












Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2021 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.