10/03/2022 | 07:57

Campanha da Fraternidade 2022

Gazeta de São João | Jornalismo

Com olhos voltados para a educação, corações unidos pela paz e ritos tradicionais da Quarta-Feira de Cinzas, tem início hoje a Quaresma e a Campanha da Fraternidade (CF) da Igreja Católica.

O foco da CF é num dos pilares mais importantes da sociedade, seguindo o lema bíblico, extraído de Provérbios 31,26, “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

O tema da CF de 2022 é “Fraternidade e Educação”.

Pela terceira vez, a Campanha da Fraternidade da CNBB aborda a educação. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. Conforme o texto-base, “a realidade de nossos dias fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da COVID-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”.

Com a imposição das cinzas nas celebrações, começa um período propício para a interioridade dos cristãos que desejam se preparar para viver o mistério Pascal – a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Assim, as cinzas, “símbolo da fragilidade e pequenez humana, significam um apelo à conversão”.

Em tempos de guerra na Europa, há um pedido muito especial do Papa Francisco para este primeiro dia da quaresma. Ao falar, com tristeza, sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia, ele convocou um dia de jejum e oração pela paz. “Mais uma vez, a paz de todos está ameaçada por interesses de parte", lamentou o sumo pontífice.

Fonte: Gazeta de São João

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...












Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2022 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.