São João da Boa Vista
MIN. 18 º C | MAX. 31 ºC
25/01/2017 | 11:03

Calor e falta de chuva afetam produção em Aguaí

Guia São João | Jornalismo

O calor das últimas semanas, com temperaturas que passam dos 35 graus, tem prejudicado a produção de abacate em Aguaí (SP). Com a falta de chuva, a planta desidrata e os nutrientes não circulam. Os frutos enfraquecem, param de crescer e caem.

Calor excessivo e falta de chuva afeta produção de abacates (Foto: Eder Ribeiro/EPTV)O produtor rural Ricardo Gnann explicou que as variedades mais sensíveis são a breda e a quintal. As duas representam metade do pomar dele, com cerca de 300 abacateiros. Ele estima um prejuízo de 25% nas vendas.

As irregularidades no clima deixa os frutos menores e árvores com cachos de flores que surgiram fora de época. “O sistema fisiológico da planta para de produzir a glicose que precisa para se desenvolver e ela começa a eliminar o fruto, porque ela está gastando muita energia e não consegue segurar o fruto no pé”, disse o engenheiro agrônomo Anderson Luciano Zanetti.

Calor excessivo e falta de chuva afeta produção
de  abacates em Aguaí (Foto: Eder Ribeiro/EPTV)

Adubo
Frio ou calor fora do período normal, chuva de mais ou de menos também causam o estresse do abacateiro. O engenheiro agrônomo explicou que a planta bem adubada sofre menos com o clima.

“Ela já está com um alto gasto de energia, e você não ajuda ela com aquilo que ela precisa tanto via solo como via folhar, ela vai ser propicia a ter uma maior perda”, explicou.

O pomar de Gerson Adriano Zanetti é um exemplo de que a adubação correta pode diminuir os prejuízos causados pelo clima. O calor dos últimos dias derrubou frutos, mas em quantidade menor do que teria caído caso as plantas não estivessem bem nutridas. “Tem que aumentar a irrigação, adubação, pulverização, só os custos que aumentam. Diminuiu o abortamento, mas ainda persiste”, disse

Fonte: Globo.com

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2018 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.