São João da Boa Vista
MIN. 21 º C | MAX. 32 ºC
12/11/2018 | 17:15

Basquete Unifae é Tri-campeão brasileiro

Unifae | Jornalismo

Numa campanha fantástica – 13 vitórias em 13 jogos – a UNIFAE mais uma vez foi para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e trouxe, para São João da Boa Vista e região, o título nacional pela terceira vez (foi bicampeão em 2014 e 2015).

Com um regulamento mais difícil (confira abaixo), a competição foi bem mais complicada. Contudo, a cada jogo, a equipe comandada pelo técnico Paulo Renor Rosa Junior foi ganhando uma maturidade especial. “Essa garotada é muito boa no que faz. Estão focados nos estudos e no esporte. Isso faz com que eles sejam campeões”, destaca Renor.

E depois dos títulos das fases estadual e Regional do JUBs, a UNIFAE foi até Maringá/PR enfrentar as 11 melhores equipes do país no basquete universitário. Os atletas e comissão técnica desembarcaram em terras paranaenses no domingo (4), fazendo sua estreia na quarta-feira (7).

Em jogos realizados no ginásio Valdir Pinheiro, na Vila Olímpica, o primeiro adversário foi o CIESA, do Amazonas. Mesmo com o “frio na barriga” da estreia, a UNIFAE passou com tranquilidade por 88 a 49 (48 a 20 no 1º tempo).

 

Na sequência (quinta-feira, 8), o confronto foi contra a UNIFOR, do Ceará, relembrando a final do Brasileiro Universitário de 2015. A UNIFAE atuou melhor que na estreia e confirmou mais uma vitória: 73 a 59 (36 a 25 no 1º tempo).

A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre

O MAIS DIFÍCIL – Com a liderança do grupo B confirmada, veio a semifinal (sexta-feira, 9) e a partida mais difícil do torneio. A UNIVERITAS, do Rio de Janeiro, obteve grandes vitórias na 1ª fase e chegou à disputa como favorita, porém não foi páreo para os representantes de São Paulo.

 

Mesmo com a desqualificação do técnico Renor, arbitragem ruim e atletas bastante desgastados, a UNIFAE foi valente ao extremo. Depois de sair perdendo no 1º tempo em 40 a 33, foi buscar o resultado e vencia o jogo em 71 a 69 a 0.6 segundos do final. Num lance impossível de ser realizado neste tempo, os cariocas empataram o jogo numa bola de dois pontos, levando-o para a prorrogação.

 

Mesmo com dois atletas eliminados (Arquidally e Michel) por cinco faltas, a contusão do armador João Felipe e as fortes dores e o cansaço de Igor, Mateus e Dieguinho, nada disso foi desculpa nos cinco minutos finais, e a UNIFAE fechou o placar em 80 a 79, garantindo a vaga para mais uma decisão.

 

“Sabíamos que seria uma partida difícil, mas esse time tem muita garra. Mesmo com muitos problemas, fomos para cima e conseguimos essa vitória heroica. Só a UNIFAE faz isso”, destacou o ala Alison, ao final da partida.

 

DECISÃO – No dia seguinte (sábado, 10), a UNIFAE reencontrou a UCDB, do Mato Grosso do Sul, revivendo a final da Conferência Sul dos Jogos Universitários Brasileiros. Já naquela oportunidade, foram duas vitórias sobre os adversários, e desta vez não foi diferente.

 

Mesmo com desfalques e o cansaço da semifinal, a UNIFAE foi superior e venceu com folga no placar: 74 a 51 (47 a 30 no 1º tempo). “Não chegamos na nossa melhor fase, mas foi onde atuamos com muita força de vontade. Esse time é diferenciado e todos estão de parabéns pelo título”, destacou o auxiliar técnico Marcus César de Lima, que comandou o time nos dois últimos jogos.

 

Nas quatro partidas, a UNIFAE contou com a atuação de 11 atletas, que fizeram as seguintes pontuações: Alison (61 pontos), Mateus (59), Zé Mauro (52), Igor (38), Michel (37), Diogo (19), Dieguinho (19), Arquidally (19), João Felipe (11), Antonio (5) e Everton.

 

PARA RELEMBRAR – Como novo regulamento, os Jogos Universitários Brasileiros de 2018 (JUBs), organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e suas federações, contou com três etapas. Na fase estadual, a UNIFAE obteve cinco vitórias sobre MACKENZIE, UNISANT’ANNA, USP, UNICAMP e UNIP (na final).

 

Na fase de Conferências, realizada em Campo Grande/MS, mais vitórias sobre UDESC, de Santa Catarina, UFRGS, do Rio Grande do Sul, e a UCDB, do Mato Grosso do Sul (duas vezes, uma delas na final). A campanha invicta foi coroada na Fase Final, em Maringá/PR, com mais quatro vitórias.

 

A equipe de Basquete Masculino da UNIFAE contou, nesta competição, com o apoio do Departamento de Esportes da Prefeitura de São João da Boa Vista, Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE) e Dent System Plano Odontológico.

Fonte: Unifae

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2018 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.