São João da Boa Vista
MIN. 18 º C | MAX. 28 ºC
01/09/2019 | 06:51

Alunos de escolas municipais participam da 53ª Semana da Pátria

Guia São João | Jornalismo

A 53ª Semana da Pátria começa na manhã deste domingo, 1º de setembro, às 8h, em frente à Escola Estadual Coronel Joaquim José, no Centro de São João da Boa Vista. 

A realização é da Prefeitura (Departamento de Educação), Tiro de Guerra 02/036 e Lions Clube Centro. 

Até o dia 7 de setembro, data da Independência do Brasil, o “Altar da Pátria” permanece montado na parte superior da unidade escolar para apresentações de escolas municipais, clubes de serviço, grupos de escoteiros e a participação de autoridades civis e militares. 

Segundo o presidente do Lions Clube Centro, Benevides Macena, responsável pela coordenação, o “Altar da Pátria” inclui atividades educativas como o acendimento da pira, hasteamento das bandeiras do Brasil, São Paulo e São João (ao som da marcha batida), bem como a execução do hino nacional em todas as manhãs. 

Programação 

Na abertura, domingo, 1º, às 8h, a Ordem Internacional do Arco-Íris –- Assembleia Ânima nº 23 -- faz a leitura de um texto alusivo à data, na presença de membros da Ordem Demolay (Capítulo Templários da Justiça 459), grupos de escoteiros Curupira e Marechal Rondon, Lions Clube Centro, Tiro de Guerra, Lojas Maçônicas Templário da Justiça, Presidente Roosevelt, Deus e União, Luís Esteves Rubinho, César Lates, Estrelas do Oriente, mais o Projeto Fênix. 

Na segunda-feira, dia 2, crianças das Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs) Luiza de Lima Teixeira e Genoefa Pan Bernardo apresentam o jogral “A Independência do Brasil”, enquanto que os alunos da EMEB Adélia Jorge Adib Nagib interpretam o hino da Independência.  

Representantes do Departamento de Educação, Diretoria Regional de Ensino, Fiesp/Ciesp, Senai, Sesi, Senac, ACE, Apae e Agência de Desenvolvimento também participam da solenidade.   

Na terça-feira, 3, o “Altar da Pátria” destaca a participação da Fanfarra da EMEB José Peres Castelhano. Sob a regência do professor Marcos Simioni, os alunos interpretam os hinos da Independência e Polícia Militar do Estado de São Paulo, bem como a canção do Exército e uma seleção de marimbas. 

Os estudantes do 2º ano da EMEB Professora Maria Leonor Alvarez e Silva apresentam ao público o “Canto das Três Raças”, sucesso de Clara Nunes, sob a coordenação da professora Chrissante Yorgi Marudi. A solenidade reúne membros da Polícia Militar e Polícia Ambiental. 

No dia 4, quarta-feira, a programação destaca a participação da EMEB José Inácio Diniz. A turma do 4º ano interpreta a coreografia ao som de “Eu te Amo Meu Brasil” (Os Incríveis). 

Já a Fanfarra da EMEB Antonio dos Santos Cabral (3º, 4º e 5º anos) participa com a execução do hino da Independência, seleção de Tim Maia e a música “Canta Brasil”. Representantes da Delegacia Seccional de Polícia, Polícia Civil, IPESP e Unifeob estão previstos para acompanhar as apresentações. 

Na quinta-feira, 5, o “Altar da Pátria” recebe os alunos da EMEB Nicola Dotta, que fazem a interpretação de um jogral com o hino da Independência. Crianças da EMEB Profº Germano Cassiolato também participam com a música “Eu Te Amo Meu Brasil”. 

Ainda no dia, a Fanfarra da EMEB Sarah Salomão executa as músicas “País Tropical”, Estúpido Cúpido” e “Espanhola”. O evento conta com a presença de membros do Rotary Clube São João e Rotary Clube Sul. 

 Na véspera do feriado, sexta-feira, 6, o público prestigia a exibição de alunos do 4º ano da EMEB José Procópio do Amaral, que interpretam as canções “Terra Festeira”, “País Tropical” e “Batucada Manisera”. 

Os estudantes do 5º ano da EMEB Profº João Baptista Scannapieco também estão no cronograma para soltarem a voz na canção “Herdeiros do Futuro”. Neste dia, a solenidade recebe autoridades do Unifae, polo UAB, Instituto Federal e Unesp. 

A Semana da Pátria termina no sábado, 7 de setembro. Antes da realização do desfile cívico, previsto para às 9h, acontece o hasteamento das bandeiras com a execução do hino nacional, com a presença do prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, representantes da Câmara Municipal e Poder Judiciário.

Fonte: Prefeitura Municipal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...







Outras Notícias



Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2019 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.