São João da Boa Vista
MIN. 16 º C | MAX. 29 ºC
01/04/2019 | 13:30

Alerta de Fraude envolvendo cartões de crédito

Guia São João | Jornalismo

A Associação Comercial de São João da Boa Vista divulgou um alerta aos empresários locais sobre a nova modalidade de golpe, conhecido com ?golpe do motoboy?, que já possui casos registrados na cidade.

O golpe - O golpista entra em contato com um cliente, simulando ser do banco, e dizendo que identificou um padrão atípico de uso do cartão de crédito. Ele sugere então que o alvo entre em contato com o telefone que aparece no verso do cartão de crédito. A vítima liga para o número, no entanto, a linha está desviada para o bando e um novo criminoso atende a ligação. Então é solicitado que a vítima digite a senha do cartão e que ele seja quebrado pela metade, pois pode ser um cartão clonado. Um motoboy é oferecido para levar o cartão até a agência da vítima. E, assim, dados pessoais, senha e chip ficam com a quadrilha, que se utilizam deles para realizar compras na internet e saques. 

Vazamento de dado - Esse golpe tem origem em vazamento de bancos de dados, que expõe dados de milhares de consumidores, permitindo o desvio e interceptação de chamadas realizadas. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os bancos investem anualmente cerca de R$ 2 bilhões em sistema e ferramentas de segurança da informação.

O que fazer - Caso você tenha sido alvo de ação do tipo, entre imediatamente em contato com a operadora de seu cartão de crédito e também com sua instituição bancária. Além disso, procure a Polícia Civil e registre um boletim de ocorrência, que será necessário para dar início aos trâmites de reembolso do valor. Se o consumidor conseguir demonstrar que o fraudador usou informações a que só o banco poderia ter acesso para convencê-lo de que o contato era legítimo, a reivindicação por reembolso ganha peso na justiça. 
Apesar das divergências entre juízes de primeiro e segundo grau sobre esse reembolso, poderá haver um entendimento mais consolidado quando o STJ (Superior Tribunal de Justiça) admitir uma das ações que discute a questão e adotar entendimento vinculativo aos demais casos.

Fonte: ACE São João

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...







Outras Notícias



Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2019 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.