São João da Boa Vista
MIN. 21 º C | MAX. 35 ºC
14/09/2020 | 08:37

43ª Semana Guiomar Novaes será online

Guia São João | Jornalismo

A 43ª Semana Guiomar Novaes, evento tradicional de São João da Boa Vista, que presta homenagens à pianista sanjoanense, acontece este ano de forma online com a realização de um Concurso de Piano, de 24 a 31 de outubro, com exibições pela Plataforma #CulturaEmCasa.

O evento é organizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Prefeitura de São João e Associação Paulista dos Amigos da Arte (Amigos da Arte).

“Em razão da pandemia do novo coronavírus, o evento será realizado, por enquanto, apenas pela internet. Ainda aguardamos um posicionamento do Plano São Paulo sobre a possibilidade de outras atrações durante a Semana Guiomar Novaes”, afirma o diretor de Cultura, Hélio Corrêa Fonseca Filho.  

Para o concurso, os candidatos - acima de 18 anos - podem se inscrever gratuitamente até o dia 28 de setembro. O edital está disponível no site www.juntospelacultura.org.br.

Serão selecionados 20 pianistas do Estado de São Paulo, divididos nas categorias Piano Erudito e Piano Popular.  

São exigidos no ato da inscrição apresentação do nome completo, RG e CPF, município de residência no Estado de São Paulo, cópia do comprovante de residência (formato PDF dos últimos três meses), e-mail, telefone para contato e data de nascimento.

Os músicos ainda devem enviar minibiografia de até quinhentos caracteres com as principais realizações, portfólio e clipagem, tudo compilado em um único arquivo (formato PDF).

Um vídeo (link do Youtube ou Vimeo) com no mínimo de 10 e máximo de 20 minutos que contenha a performance, bem como o repertório definido para o concurso (peças autorais ou de terceiros), deve ser enviado.

Segundo a organização, serão três etapas: Prêmio Piano (1), Prêmio do Público (2) e Prêmio Guiomar Novaes (3). Na Etapa 1, os jurados irão avaliar os materiais de 29 de setembro a 8 de outubro, ocasião em que será observada a performance dos candidatos por meio de vídeo.

Os critérios incluem habilidade técnica, dinâmica, precisão, virtuose e domínio do instrumento, interpretação, qualidade sonora, escolha do repertório e postura. A pontuação final poderá variar de zero a dez. Candidatos que obtiverem pontuação inferior a cinco pontos serão desclassificados.

Na Etapa 2, os 20 pianistas premiados na fase anterior terão os vídeos disponibilizados na Plataforma #CulturaEmCasa no período de 10 a 14 de outubro. A votação popular irá acontecer no mesmo mês, com as datas a serem definidas e divulgadas pela Amigos da Arte. O pianista responsável pelo vídeo mais votado será vencedor com o Prêmio do Público.  

Semana Guiomar Novaes

A Etapa 3 está programada para o Theatro Municipal de São João, de 24 a 31 de outubro, será realizada durante a 43ª Semana Guiomar Novaes, com gravação e transmissão pela Plataforma #CulturaEmCasa.

Os 20 pianistas selecionados deverão comparecer para a apresentação final, de acordo com cronograma previamente estabelecido, com autorização do Plano São Paulo. Caso não seja possível de forma presencial, o evento será executado somente online.

O júri, com especialistas na área, será formado por seis membros de notória experiência. Eles serão divididos nas duas categorias: popular e erudito.

Premiação

Cada um dos 20 pianistas selecionados na Etapa 1 – Prêmio Piano SP – irá receber R$ 2.500,00. Na Etapa 2 - Prêmio do Público - os valores serão de R$ 5.000,00 para os vencedores. Na Etapa 3 – Prêmio Guiomar Novaes - os prêmios são de 15 mil para o 1º lugar, 10 mil para o 2º colocado e 5 mil para a terceira posição.   

Homenageada

A pianista Guiomar Novaes nasceu em São João da Boa Vista, em 1894. Definida pela crítica com uma das melhores pianistas do mundo, a sanjoanense participou de concertos na Europa com destaque para Londres, Paris, Genebra, Milão e Berlim. Foi convidada pela Rainha Elizabeth II para ser uma das atrações da inauguração do “Queen Elizabeth Hall”, em 1967.

No Brasil, se apresentou nos teatros municipais de São Paulo e Rio de Janeiro e recebeu diversas condecorações e homenagens. A morte foi registrada na capital paulista, dia 7 de março de 1979.

Desde 1977, dois anos antes de sua morte, começou a ser homenageada em São João com a realização da Semana Guiomar Novaes.

Fonte: Gazeta de São João

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...












Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2020 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.