São João da Boa Vista
MIN. 18 º C | MAX. 28 ºC
03/10/2019 | 13:00

1ª Jornada Universitária de Fisioterapia em Oncologia

Gazeta de São João | Jornalismo

Com vagas esgotadas, evento acontece nesta sexta-feira 

Reunindo especialistas dos principais centros de pesquisa e tratamento do câncer no Brasil, além de docentes da UNIFAE, o evento tem o objetivo de apresentar aos estudantes e profissionais da área de Fisioterapia os recursos e abordagens terapêuticas que a especialidade oferece aos pacientes oncológicos.

Artigo publicado pela BioOnco Fisioterapia Oncológica, parceira da UNIFAE na organização do evento, afirma que o câncer é a segunda maior causa de morte em nossa sociedade, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares. A boa notícia é que os avanços científicos, principalmente na última década, aumentaram consideravelmente a chance de cura e sobrevida dos pacientes.

Entre os cuidados especiais voltados às pessoas em tratamento oncológico, estudos vem comprovando a importância e eficácia da atuação da Fisioterapia em diversos tipos da patologia e também em diferentes estágios da doença, o que inclui os cuidados paliativos. As disfunções orgânicas e complicações oriundas da progressão tumoral e/ou pelos tratamentos realizados, fazem com que o atendimento por um profissional não capacitado traga riscos a sua saúde e menor chance de resolução do quadro.

Assim, a grande demanda por profissionais especializados faz com que o mercado se mostre muito promissor para aqueles que optarem pela Fisioterapia Oncológica. “Esta é uma área em ascensão e que deve continuar crescendo nos próximos anos”, afirma a Profa. Dra. Anita Nagib, coordenadora do curso de Fisioterapia e pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários. “É muito importante que os estudantes vejam não só as oportunidades de trabalho que este mercado oferece, mas sobretudo a contribuição que podem dar para a melhoria da qualidade de vida deste paciente. A Fisioterapia contribui para aumentar a autoestima e a funcionalidade do indivíduo, além de minimizar sequelas do tratamento oncológico. ”

 

OUTUBRO ROSA

O movimento de prevenção ao câncer de mama nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, e hoje ganhou o mundo. A UNIFAE tradicionalmente participa da campanha para estimular o engajamento da população, compartilhar informações sobre a doença e promover a conscientização sobre a importância da sua detecção precoce. Com este objetivo, durante o mês de outubro, desenvolve ações como a iluminação rosa da fachada do campus, a realização de palestras e eventos relacionados ao tema. A Instituição também promove as campanhas “Fios do Bem”, de arrecadação de cabelos para a confecção de perucas e “Lenços do Bem”, ambas com o objetivo de melhorar a autoestima das pacientes em tratamento quimioterápico.

 

SERVIÇO:

Evento: I Jornada Universitária de Fisioterapia em Oncologia

Dia: 4 de outubro

Horário: das 12h30 às 22 horas

Local: Auditório da UNIFAE

Endereço: Largo Eng. Paulo de Almeida Sandeville, 15 – São João da Boa Vista

Fonte: Gazeta de São João

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.