São João da Boa Vista
MIN. 17 º C | MAX. 22 ºC
21/02/2019 | 08:10

"Costurando o Futuro": uniformes para creches municipais

Gazeta de São João | Jornalismo

A Presidente do Fundo Social de Solidariedade de São João da Boa Vista, primeira-dama Solange de Camargo Carvalho, esteve na Creche Municipal Maria José Lopes, no Jardim Lucas Teixeira, para entregar kits de uniformes escolares a 270 crianças da unidade. 

Os uniformes entregues foram confeccionados por meio do Projeto Costurando o Futuro, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP). 

Este trabalho de confecção ocorreu no período de outubro a dezembro de 2018, ocasião em que 20 costureiras, capacitadas pela Prefeitura em cursos do Polo Regional da Escola de Modas, montaram 800 kits, incluindo 2 camisetas, 1 bermuda, 1 calça e 1 jaqueta para cada criança, totalizando 4.030 peças de roupas.  

Nesta primeira etapa, das 13 creches da Prefeitura, 5 delas foram escolhidas pelo Departamento de Educação para receber os uniformes do Projeto Costurando o Futuro. 

“Sabendo que pessoas necessitam de algo, a gente sabe que não é bom, mas quando se pode fazer o mínimo para amenizar essa dificuldade das famílias é muito gratificante”, enfatizou Solange.

As cinco primeiras escolas municipais de Ensino Básico (EMEBs) a receber os uniformes foram: Maria José Lopes (Jardim Lucas Teixeira), Terezinha Domenicheli Rossi (Parque dos Resedás), Irmã Hermínia Molas (Jardim Nova República), Noêmia Rehder (Vila Brasil), Gastão Cardoso Michelazzo (Recanto do Jaguari). “Começamos a entrega por essas cinco creches, mas numa outra etapa vamos contemplar todos os alunos da rede, desde a primeira fase até o quinto ano”, afirmou a Diretoria Municipal de Educação, professora Maria Helena Angelini Santana.  

A dona de casa Ana Maria Soares, responsável por cuidar do neto Hendrik, de 2 anos, ficou satisfeita com o kit. “Eu não teria condições no momento de comprar o uniforme para o meu neto. Por isso, me sinto privilegiada e feliz em ver ele vestido igual as outras crianças”, afirmou.

  

Costurando o Futuro

Parceria entre Prefeitura e Fundo Social de Solidariedade Estadual, o convênio do Projeto Costurando o Futuro foi assinado em 2018, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.  Conforme previa em contrato, a exigência do governo estadual era de que o município produzisse apenas 500 kits de uniformes para ajudar alunos carentes. Entretanto, a Prefeitura superou a quantidade estipulada e produziu materiais a mais, totalizando 800 kits.  “Tudo foi bem planejado e organizado. A gente selecionou costureiras que estavam mais preparadas e que fizeram os nossos cursos de Polo Modas e Modelagem”, afirmou a monitora Solange Ferreira Costa. Com os recursos, foi possível adquirir equipamentos e fornecer bolsa auxílio para as 20 costureiras selecionadas para confeccionar os uniformes no Polo Regional da Escola de Modas, três vezes por semana.   

“Algumas coisas eu já sabia. A minha parte foi pregar o zíper nas jaquetas. A professora me ajudou e deu tudo certo”, agradeceu uma das costureiras, Sueli Aparecida Andrade

Fonte: Gazeta de São João

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...







Outras Notícias



Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2019 Fleg
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.