PESQUISA RURAL 
          
Realizada nos meses de fevereiro e março de 1998, por amostragem, a pesquisa consultou 226 produtores rurais. A metodologia utilizada foi a de visitas individuais, sendo aplicado o método quantitativo probabilístico, com perguntas do tipo aberta e fechada.


         A maioria dos entrevistados é natural do município, representando 79%. Quanto ao grau de instrução, 58% dos entrevistados se concentram do primeiro grau incompleto ao segundo grau incompleto.
Uma das características encontradas na amostra é que somente 38% dos entrevistados participam de alguma cooperativa ou associação e apenas 44% utilizam algum tipo de consultoria. A maioria daqueles que participam de alguma cooperativa ou associação(78%) utiliza a do próprio município.


         O milho, hortifrutigranjeiros e o café são os principais produtos agrícolas em ordem de faturamento entre os pesquisados, enquanto o leite e o gado de corte destacam-se entre os produtos pecuários.
Os insumos consumidos são adquiridos, quase em sua totalidade, no próprio município, com destaque para os adubos e vacinas, os mais consumidos.


         Das 315 citações de produtores que têm seus próprios equipamentos, trator(31%), roçadeira(28%) e semeadeira(9%) foram os três mais frequentes. A maioria dos equipamentos próprios (74%) possui idade acima de 10 anos e 7% dos 226 entrevistados afirmaram possuir máquinas e equipamentos paralisados por falta de manutenção. Quando utilizam manutenção, está é realizada no próprio município (96% das citações).


A grande maioria dos produtos(70%) é comercializada “in natura”. A venda é realizada a intermediários (46%), a indústrias(24%) e realizada diretamente ao consumidor (16%). A grande parte da produção (78%) destina-se ao próprio município.


         Para os entrevistados, energia elétrica, água e esgoto, estradas, saúde, educação e transporte intermunicipal são os serviços que mais atendem as suas necessidades. Não correspondem às expectativas, os serviços de telefonia, mata-burros e pontes, correios e transporte urbano.
         Apenas 28% dos produtores entrevistados fazem estocagem de seus produtos e, quando o fazem, utilizam silos(57%) e o local da estocagem é próprio.
 
         Para os entrevistados, o crescimento do município poderia ser estimulado através de melhoria de condições de estradas, novas indústrias para o município gerando novos empregos, bom como investimentos em cursos profissionalizantes e melhoria do transporte público.