PESQUISA INDUSTRIAL

         Realizada nos meses de fevereiro e março de 1998, por amostragem, a pesquisa consultou 50 empresas industriais. A metodologia utilizada foi a de visitas individuais, sendo aplicado o método quantitativo probabilístico, com perguntas do tipo aberta e fechada.


         O grau de instrução dos entrevistados é elevado: 42% têm nível superior completo. Outros 14% têm superior incompleto. Mais 24% cursaram, de forma completa ou incompleta, o segundo grau.
A origem das empresas está ligada diretamente ao empreendedorismo de seus proprietários. 62% das empresas foram criadas por seus atuais responsáveis e 26% têm origem como um negócio familiar. A data de fundação de 66% delas antecede a 1990 (sendo que 24% surgiram antes de 1970). As demais 34% das empresas nasceram após 1991.


Quanto ao porte, as indústrias pesquisadas são: micro (66%), pequena (22%) e média (12%). A maioria dos industriais (72%) conhece alguma associação representativa do município. 


A amostra da pesquisa é bastante diversificada quanto ao ramo de atividade. Estas indústrias utilizam matéria-prima produzida no próprio município, como por exemplo, a indústria de produtos alimentícios derivados do leite, da batata, do milho, do café; as indústrias de cerâmicas, tijolos e mármores. Os principais produtos das indústrias pesquisadas são: Eletrofusão de minerais e não ferrosos; Cabos para energia elétrica e telefonia; Perfis de aço, telhas metálicas e tubos metalóides; Fundição e laminação de cobre; Perfumaria, cosméticos e produtos de higiene pessoal; e Produtos alimentícios, doces, leite, achocolatados, vitaminas etc.


Ramo de Atividades das Empresas Pesquisadas

Barbantes de Algodão e Linha de Crochê

Fabricação de Sorvetes

Beneficiamento de Sal

Fios e Cabos de Telefonia

Beneficiamento de Algodão

Fios e Cabos Elétricos

Cabos de Alumínio

Fundição e Laminação de Cobre

Calhas Galvanizadas

Indústria de Calçados

Condutores Elétricos

Industrialização de Turboalimentadores

Cosméticos e Artigos de Higiene Pessoal

Isoladores Elétricos

Eletrofusão de Minerais não Ferrosos

Mármores e Granitos

Embalagem de Papelão e Papel Cartão

Montagem Industrial

Embalagens à Vácuo e Forming

Panificação e Confeitaria

Embalagem em Geral

Perfis de Aço e Telhas Metálicas

Esquadrias Metálicas

Produtos Químicos

Fabricação de Box para Banheiro

Recuperação de Cabeçotes

Fabricação de Doces

Serviços Gráficos

Fabricação de Lajes

Transformação de Plástico (Polietileno)

Fabricação de Gelo

Usinagem de Manutenção

Fabricação de Móveis de Madeira                                                                                        Fonte: Proder

 
         A mão-de-obra das indústrias de São João da Boa Vista é formada em 90% por pessoas do próprio município. Somente 42% das indústrias pesquisadas se utilizam das instituições especializadas em treinamento de pessoal. Mesmo assim, 44% dos entrevistados gostariam de intensificar o treinamento dos proprietários e 56% dos funcionários.


         Em seus processos produtivos, metade das indústrias consultadas afirmaram gerar algum tipo de resíduo. Os resíduos são transformados em  areia, entulho, estopa, ferro velho, óleo, ração animal ou enviados para realização de trabalhos manuais em asilos e associações e reciclagem. Da parcela produtora de resíduos industriais,  42% encaminham este material para comercialização.  

    
         A pesquisa constatou que nas indústrias sanjoanenses não há predominância de promoções ou de ofertas especiais para incrementação de vendas. Apenas 34% dos empresários se utilizam esta ferramenta. A divulgação destas promoções é realizada por 59% desta parcela, que utiliza meios diversificados(exceto a televisão).


         Nos últimos três anos, apesar das dificuldades de investimento, 74% das indústrias pesquisadas aumentaram ou mantiveram seus volumes de negócios(38% aumentaram e 36% mativeram os mesmos níveis no período).


         Os empresários pesquisados destinariam recursos de financiamentos para Capital de Giro(44%), Aquisição de Maquinário(39%) e Novas Instalações (17%).


         A expectativa dos empresários sobre a associação de classe é de que promovam maior número de eventos comerciais(37%), convênio com o SPC(20%) e organizem cooperativas de compras(18%).


Dificuldades e necessidades do Setor


Alguns fatores podem ser analisados a partir dos resultados da pesquisa:

·         A infra-estrutura existente no município de São João da Boa Vista suporta um parque industrial maior do que o constatado através da Pesquisa Industrial, formado basicamente por micro e pequenas empresas. A cidade oferece posição geográfica estratégica entre grandes centros de consumo, entroncamento rodo-ferroviário para escoamento da produção, recursos hídricos abundantes, mão-de-obra, escolas em todos os níveis(básico, técnico e universitário) e legislação específica para incentivar e atrair investimentos industriais;
·         A diversificação da estrutura do parque industrial elimina os riscos decorrentes da concentração em poucos produtos, diminuindo as possibilidades de comprometimento de toda a economia da localidade devido ao mau desempenho de um único segmento industrial;
·         O elevado grau de instrução, a experiência das indústrias (66% surgiram antes de 1990) e o fato de 62% das empresas entrevistadas ainda serem comandadas por seus empreendedores mostra um empresariado preparado para enfrentar os desafios da globalização;
·         O conhecimento empresarial das associações de classe é salutar, pois caracteriza a existência de espírito empresarial que prima pela busca conjunta de soluções para os problemas comuns.