São João da Boa Vista
MIN. 13 º C | MAX. 26 ºC
13/02/2018 | 10:08

Estudante Sanjoanense tem pesquisa publicada em âmbito internacional

Guia São João | Jornalismo

O trabalho científico “Dynamics towards the steady state applied for the Smith-Slatkin mapping” , fruto do desenvolvimento do projeto de pesquisa da estudante Larissa Cristina Nascimento Ramos, regularmente matriculada no curso de Engenharia de Telecomunicações e membro do Grupo de Estudos em Sistemas Dinâmicos e Astrodinâmica na UNESP câmpus de São João da Boa Vista, foi publicado no periódico internacional indexado Chaos, Solitons & Fractals: an interdisciplinary journal of nonlinear science.

O periódico da editora Elsevier tem sede na Holanda e é um dos líderes na publicação de pesquisas científicas no campo da ciência não-linear.

Na pesquisa a estudante considerou a equação de Smith e Slatkin que pertence à classe de mapeamentos unidimensionais discretos e é modelo para descrever crescimentos populacionais. Para compreender a dinâmica o diagrama de bifurcações foi construído, executando extensivas simulações numéricas, de modo que comportamentos periódicos e caóticos foram identificados.

A convergência para o estado estacionário foi investigada de forma robusta por uma descrição fenomenológica com um conjunto de hipóteses de escala levando a uma função homogênea generalizada que permitiu definir uma lei de escala. O procedimento numérico foi confirmado por uma descrição teórica estabelecida por cálculos de derivadas e integrais.

O desenvolvimento do projeto contou com o apoio das agências de fomento FAPESP (2014/18672-8) (2017/17294-8), CNPq (421254/2016-5) (311105/2015-7) e PROPe/UNESP. As atividades foram desenvolvidas em colaboração com o Prof. Tit. Edson D. Leonel do departamento de Física da UNESP câmpus de Rio Claro e com o Prof. Dr. Juliano A. de Oliveira, orientador do trabalho, da UNESP câmpus de São João da Boa Vista.

by: Juliano Antonio de Oliveira 

Fonte: Unesp

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de Usuários, denuncie. Leia a Política de Privacidade para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva um comentário...









Receba nossas novidades por e-mail

Siga-nos nas Redes Sociais



©2000-2018 Fleg e Webconn
Todos os direitos reservados - Portal Guia São João.